O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718

Palabras clave:

Afetividade, Bem-estar docente, Estágio Supervisionado

Resumen

Este trabalho trata sobre a importância da afetividade entre professores e alunos para o bem-estar docente. Tem como objetivo compreender a percepção de cinco estagiárias do Curso de Pedagogia sobre o relacionamento entre professores e alunos observados no Estágio Supervisionado obrigatório nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A metodologia se deu por meio de análise dos relatórios finais, para compreender quais foram as percepções destas estagiárias nas observações realizadas nas escolas municipais do município de Maracaju/MS. Verificamos que os docentes, para  compreender seu estado emocional, precisam aprender a avaliar e trabalhar com suas próprias emoções e as emoções de seus educandos e colegas. A afetividade entre professores e alunos é imprescindível para que tanto professores como os alunos desenvolvam fatores de bem-estar.  Nesse sentido, o docente que nega a afetividade, encarando-a como antiprofissional, só aumenta as tensões e conflitos em sala de aula, transformando-a em um espaço hostil e pouco acolhedor.

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Biografía del autor/a

Eliane Terezinha Tulio Ferronatto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Ferronatto, E. T. T. (2024). O bem-estar docente e a afetividade entre professor/aluno: percepção das estagiárias nos anos iniciais do Ensino Fundamental. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 122-133. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13718