Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13736Palavras-chave:
Docência, Burnout, Educação FísicaResumo
O estudo objetivou investigar a Síndrome de Burnout em professores de Educação Física no período de pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual a amostra foi constituída por 31 professores de Educação Física do município de Marechal Cândido Rondon/PR. Foram utilizados questionário sociodemográfico e Maslach Burnout Inventory para educadores. Os dados foram analisados de forma descritiva (média e desvio padrão). Os resultados demonstraram que os índices das dimensões foram classificados como alto para exaustão emocional e médio para realização profissional e despersonalização. Na correlação das variáveis, os dados mostraram fraca correlação negativa entre realização profissional e exaustão emocional e/ou despersonalização. Concluímos que para minimizar os riscos aos professores, destacam-se algumas sugestões: apoio e tratamento emocional, reduzir o excesso de trabalho, proporcionar o aumento de horas atividade, atividades de lazer e exercício físico regular.
Downloads
Referências
ALVARENGA, Robson; MARTINS, Gustavo Celestino; DIPE, Eliana Lúcia; CAMPOS, Marcus Vinicius de Almeida; PASSOS, Ricardo Pablo; LIMA, Braúlio Nascimento; CAMARGO, Leandro Borelli; SÍLIO, Luís Filipe; OLIVEIRA, José Ricardo; JUNIOR, Guanis de Barros Vilela; FILENI, Carlos Henrique Prevital. Percepção da qualidade de vida de professores das redes públicas e privadas frente à pandemia do covid-19. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v.12, p.1-8, 2020.
ALVES, Márcia Monteiro; MANTA, Rafael Costa; BARKOKÉBAS JUNIOR, Béda; VASCONCELOS, Bianca Maria; ARAUJO, Renata; AMATO Cibelle A. de La Higuera; MARTINS, Valéria Farinazzo; ELISEO, Maria Amelia; SILVEIRA, Ismar Franco. COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior do Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação – RBIE, v. 28, p. 864-891, 2020.
AREOSA, João; QUEIRÓS, Cristina; Burnout: uma patologia social reconfigurada na era COVID-19? International Journal on Working Conditions, n. 20, 2020.
BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria Teresa. Considerações sobre a síndrome de Burnout e seu impacto no ensino. Boletim de Psicologia, v. 62, n. 137, p. 155-168, 2012.
BONOME-VANZELLI, Sílvia Regina Cassan. Aptidão física, Burnout, e humor em professores de Educação Física de escolas públicas. 2020. 86 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 2.309 de 28 de agosto de 2020.
CASAGRANDE, Adriana Eliane; SOUZA, Edson Belo Clemente; O espaço e a demografia: o planejamento regional em perspectiva nas margens paranaenses do Lago de Itaipu. Sociedade e Território, v. 24, n.1, p.1-27, 2012.
CUNHA, Ingrid Masseron; VIEIRA, Igor Soares; FERNANDEZ, Matheus dos Santos; SZORTYKA, Ana Laura Sica Cruzeiro. Síndrome de Burnout e fatores de estresse laboral em professores de escolas públicas do município de Capão do Leão, RS. Interfaces Científicas – Saúde e Ambiente, v.8, n.2, p.499-514, 2020.
FERENHOF, Isaac Aisenberg; FERENHOF, Ester Aisenberg. Burnout em Professores. ECCOS Revista Científica, v. 4, n. 1, p. 131-151, 2002.
FERREIRA, André Lopes. Sentimentos e dificuldades enfrentadas pelos professores em tempos de COVID-19. 2020. 71f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso) – Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020.
FONTES, Flávio Fernandes. Herbert J. Freudenberger e a constituição do burnout como síndrome psicopatológica. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, v. 37, 2020.
FREITAS, Henrique; OLIVEIRA, Mírian; SACCOL, Amarolinda Zanela; MOSCAROLA, Jean; O método de pesquisa survey. Revista de Admistração da USP, RAUSP, v. 35, n 3, p. 105-112, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
GUEDES, Dartagnan; GASPAR, Eron. “Burnout” em uma amostra de profissionais de Educação Física brasileiros. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, v. 20, n.4 p. 999-1010, 2016.
MAROSTICA, Diagnes; SAMPAIO, Adelar Aparecido. Estresse em professores de educação física: potenciais causas e estratégias de enfrentamento. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 13, n. 2, p. 46-60, 2016.
MOREIRA, Daniela Zanoni; RODRIGUES, Maria Beatriz; Saúde mental e trabalho docente. Estudos de Psicologia, v. 23, n. 3, p. 236-247, 2018.
MORGADO, João Carlos; SOUSA, Joana; PACHECO, José Augusto. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, v.15, p. 1-10, 2020.
MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON; Docentes da rede municipal de Marechal Cândido Rondon participam de programa de apoio ao bem-estar. 23, agosto, 2021. Disponível em: https://marechalcandidorondon.atende.net/cidadao/noticia/docentes-da-rede-municipal-de-marechal-rondon-participam-de-programa-de-apoio-ao-bemestar/ Acesso em: 15, agosto, 2022.
PEREIRA, Erika Cristina Carvalho Silva; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Panorama global sobre Burnout em professores de Educação Física. Trabalho & Educação, v. 28, n. 2, p. 97-111, 2019.
PIRES, Daniel Alvarez; MONTEIRO; Paulo Augusto Pimentel; ALENCAR, Diego Rodrigues.R. Síndrome de Burnout em professores de Educação Física da região nordeste do Pará. Pensar a Prática, v. 15, n.4, p. 821-1113, 2012.
POMIECINSKI, João Antunes Souza; POMIECINSKI, Cleusa Maria. Gestão escolar: uma reflexão sobre a saúde emocional do professor — entre o stress e a síndrome de burnout. Colóquio Internacional De Educação. v.2, n.1, p. 217–230, 2014.
RIBEIRO, Beatriz Maria dos Santos Santiago; MARTINS, Júlia Trevisan; MOREIRA, Aline Aparecida Oliveira; GALDINO, Maria José Quina; LOURENÇO, Maria do Carmo Fernandez Haddad; DALRI, Rita de Cassia de Marchi Barcelos. Associação entre a síndrome de burnout e a violência ocupacional em professores. Acta Paul Enferm, v.35, 2022.
ROSA, Myriane Rosa da. Fatores relacionados à síndrome de Burnout em professores de Educação Física em diferentes momentos da carreira. 2017. 81f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
SAMPAIO, Adelar Aparecido. Programa de apoio ao bem-estar docente: construção profissional e cuidar de si. 2008. 125f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica. Programa de Pós-graduação em Educação, Rio Grande do Sul, 2008.
SAMPAIO, Adelar Aparecido; STOBAUS, Claus Dieter; BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Vivências de mal-estar na transição da licenciatura à docência. Movimento, v. 23, n. 3, p. 975-988, 2017.
SAMPAIO, Maria Alice Luna; COSTA, Juliana Monteiro; BARBOSA, Leopoldo Nelson Fernandes; MELO, Mônica Cristina Batista; SANTOS, Carmina Silva dos; A docência nos tempos de pandemia: um estudo sobre as vivências de professores brasileiros durante o período de isolamento. Saúde coletiva. v. 12, n.74, 2022.
SANTINI, Joarez. Síndrome do esgotamento profissional Revisão Bibliográfica. Movimento, v. 10, n. 1, p. 183-209, 2004.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-24, 2020.
ALVES, Márcia S. Monteiro; MANTA, Rafael Costa; BARKOKÉBAS JUNIOR, Béda; VASCONCELOS, Bianca. Saúde física e Mental dos professores: Uma investigação nas Escolas Públicas Estaduais de Pernambuco – Brasil. Brazillian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 28150-28165, 2021.
SILVA, G.M.S. Mal-estar docente em professores de educação física do município de nossa senhora do Socorro/SE. In: 8º encontro internacional de formação de professores e 9º fórum permanente de inovação educacional, Sergipe, 2016.
SINOTT, Edilene Cunha; AFONSO, Mariângela da Rosa; RIBEIRO, José Antônio Bicca; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Síndrome de Burnout: um estudo com professores de Educação Física. Movimento, v. 20, n. 2, p. 519-539, 2014.
SOUZA, Kamila Regina; ZUCÃO, Ana Clara Albertin. Avaliação da síndrome de burnout em alunos da escola estadual deputado Bady Bassitt durante a pandemia de COVID-19. 2022. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura – Ciências Biológicas), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2022.
TAMAYO, Mauricio Robayo; TRÓCCOLI, Bartholomeu Torres. Construção e validação fatorial da Escala de Caracterização do Burnout (ECB). Estudos de Psicologia, v. 14, n.3, p. 213-221, 2009.
TESTA, Saulo; VIEIRA, Suelen Vicente; CÂNDIDO, Fernando Pereira; BOTH, Jorge. Saúde e estilo de vida de docentes considerando o nível de atividade física no lazer durante a pandemia de covid-19. SciELO Preprints, 2021.
VALÉRIO, Fhairus Julielen; AMORIM, Cloves; MOSER, Ana Maria. Burnout em Professores de Educação Física. Revista de Psicologia da IMED, v. 1, n. 1, p. 127-136, 2009.
VASCONCELOS, Juliene Silva; LIMA, Antonio Bosco de; Valorização dos professores da educação básica da rede municipal de ensino de Uberaba/MG (Brasil). Educação e Ensino Superior Online, v.2, n.1, p. 13-27, 2022.
ZORDAN, Paola; ALMEIDA, Verônica Domingues. Parar pandêmico: educação e vida. Práxis Educativa, v.15, p.1-18, 2020.
ZUCCHETTO, Katiuscia Brandão Rodrigues; RIBEIRO, Camila Iglesias; DUTRA, Cristiane Feldmann. Síndrome de Burnout: durante o trabalho de home office pelo Covid-19. In: Anais de XIV mostra científica do CESUCA, Rio Grande do Sul, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.