Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19

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DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13736

Palabras clave:

Docência, Burnout, Educação Física

Resumen

O estudo objetivou investigar a Síndrome de Burnout em professores de Educação Física no período de pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, na qual a amostra foi constituída por 31 professores de Educação Física do município de Marechal Cândido Rondon/PR. Foram utilizados questionário sociodemográfico e Maslach Burnout Inventory para educadores. Os dados foram analisados de forma descritiva (média e desvio padrão). Os resultados demonstraram que os índices das dimensões foram classificados como alto para exaustão emocional e médio para realização profissional e despersonalização. Na correlação das variáveis, os dados mostraram fraca correlação negativa entre realização profissional e exaustão emocional e/ou despersonalização. Concluímos que para minimizar os riscos aos professores, destacam-se algumas sugestões: apoio e tratamento emocional, reduzir o excesso de trabalho, proporcionar o aumento de horas atividade, atividades de lazer e exercício físico regular.

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Biografía del autor/a

Laiana Dall’Oglio Schlindwein, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Licenciada em Educação Física Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professora na Secretaria de Estado da Educação-PR (SEED).

Adelar Sampaio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Dayane Cristina de Souza Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. 

Daiana Machado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade São Judas Tadeu – USJT. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. 

Arestides Pereira da Silva Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. 

Citas

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Schlindwein, L. D. ., Sampaio, A., Souza, D. C. de S., Machado, D. ., & Junior, A. P. da S. . (2024). Síndrome de burnout em professores de Educação Física na pandemia de Covid-19. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31). https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13736