Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13789

Palavras-chave:

Condições de trabalho, Saúde, Professores, Educação Física

Resumo

RESUMO: As condições de trabalho dos professores de Educação Física da educação básica têm impactado negativamente essa classe de trabalhadores, com fortes repercussões na vida cotidiana e na saúde. O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos (as) professores (as) de Educação Física da rede básica sobre a saúde biopsicossocial e a relação com as condições de trabalho. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de corte transversal e abordagem qualitativa dos dados, com foco na análise de categorias. A amostra foi constituída por 10 (dez) professores (as), sendo 7 (sete) do sexo feminino e 3 (três) do sexo masculino de uma cidade do norte de Minas Gerais. Logo, tal dado pode ser entendido como um problema na qual esses(as) profissionais estão inseridos, tendo em vista que o sistema que reforça o cuidado é o mesmo que agride e pressiona esta categoria. 

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Biografia do Autor

Luis Felipe Cantuária, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Pós-graduando em Educação e Direitos Humanos pela Universidade federal do vale do Jequitinhonha e Mucuri. Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros. Graduando em Administração Pública pelo Instituo Federal do Norte de Minas Gerais.

Fernanda de Souza Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP. mestre em Educação Física, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em História da Arte pela Universidade Estadual de Montes Claros. Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros. professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros.

Saulo Daniel Mendes Cunha , Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Professor de ensino superior da Universidade Estadual de Montes Claros e das Faculdades Unidas do Norte de Minas.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Cantuária, L. F., Cardoso, F. de S., & Cunha , S. D. M. (2024). Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 176-189. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13789