Condições de trabalho e impactos na saúde de professores da Educação Fisica escolar de uma cidade do norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13789Palabras clave:
Condições de trabalho, Saúde, Professores, Educação FísicaResumen
RESUMO: As condições de trabalho dos professores de Educação Física da educação básica têm impactado negativamente essa classe de trabalhadores, com fortes repercussões na vida cotidiana e na saúde. O presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos (as) professores (as) de Educação Física da rede básica sobre a saúde biopsicossocial e a relação com as condições de trabalho. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, de corte transversal e abordagem qualitativa dos dados, com foco na análise de categorias. A amostra foi constituída por 10 (dez) professores (as), sendo 7 (sete) do sexo feminino e 3 (três) do sexo masculino de uma cidade do norte de Minas Gerais. Logo, tal dado pode ser entendido como um problema na qual esses(as) profissionais estão inseridos, tendo em vista que o sistema que reforça o cuidado é o mesmo que agride e pressiona esta categoria.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Tânia Maria; PINHO, Paloma de Sousa; MASSON, Maria Lucia Vaz. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Cad. Saúde Pública, 2019.
BRITO, Regivane dos Santos; PRADO, Jany Rodrigues; NUNES, Claudio Pinto. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 10, n. 23, p. 165-174, set./dez. 2017.
CABRAL, Grece Gotellp. Condições de trabalho, saúde e adoecimento docente: presenteísmo e absenteísmo em escolas de Ensino Médio na região central de Rio Branco/AC. Revista Tecnia, Rio Branco-AC, v.4, n.2, p.01- 43,2019.
CERICATO, Itale Luciane. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista bras. Estud. pedagog. (Online), Brasília, v. 97, n. 246, p. 273-289, mai/ago. 2016.
CORTEZ, Pedro Afonso; SOUZA, Marcus Vinícius Rodrigues de; AMARAL, Laura Oliveira and SILVA, Luiz Carlos Avelino da. A saúde docente no trabalho: apontamentos a partir da literatura recente. Cad. saúde colet. [online]. 2017, vol.25, n.1, p.113-122. Mar, 2017.
CRUZ, Roberto Moraes et al. Saúde docente, condições e carga de trabalho. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), n. 4, 2010.
CRUZ, Roberto Moraes; LEMOS, Jadir Camargo; WELTER, Marisete M.; GUISSO, Luciane. Saúde docente, condições e carga de trabalho. Revista Electrónica de Investigação e Docência (REID), v.4, p.147-160, Jul, 2010.
CUNHA, Saulo Daniel Mendes et al. Saúde e Trabalho Docente: Compreendendo a Relação entre as condições de trabalho, o convívio familiar/social e a saúde de professores. Sau. & Transf. Soc., Florianópolis, v.10, n.1/2/3, p.182-194, 2019.
DIAS, Douglas Fernando et al. Atividade física insuficiente no tempo livre e fatores ocupacionais em professores de escolas públicas. Revista Saúde Pública, 51-68, 2017.
FERNANDES, Geyse Chrystine Pereira Souza; VANDENBERGUE, Luc. O estresse, o professor e o trabalho docente. Revista Labor, Fortaleza/CE, v. 01, n.19, p. 75-86, jan/jul 2018.
FREITAS, Christian Barbosa; et al. Influência da prática de exercícios físicos na redução da hipertensão arterial. Research, Society and Development, v. 9, n. 4, 2020.
GOMES, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho, NUNES, Célia Maria Fernandes, PÁDUA, Karla Cunha. Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I. Rev. bras. Estud. pedagog. Brasília, v. 100, n. 255, p. 277-296, mai/ago. 2019.
HOSHINO, Camilla.Saúde mental: pesquisas apontam o adoecimento de professores. Disponívelem:https://lunetas.com.br/saude-mental-pesquisas-apontam-o-adoecimento-de-professores/. Acesso em 29/04/2020.
LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, p.58, 2017.
LIMA, Jose Ricardo de Sousa. Desafios da prática docente na disciplina Educação Física em escolas de ensino médio da rede pública do estado de Minas Gerais. Uberlândia, 2018.
LUCHESI, Karen Fontes; MOURÃO, Lucia Figueiredo, KITAMURA, Satoshi. Ações de promoção e prevenção à saúde vocal de professores: uma questão de saúde coletiva. Rev. CEFAC. São Paulo Nov-Dez; n. 12 v.6 p.945-953, 2010.
MACHADO, Glaé Corrêa; SANTOS, Andréia Mendes; SILVA, Renata Santos. Trabalho docente: reflexões sobre a saúde e o sofrimento psíquico do professor. Revista Prâksis Novo Hamburgo, V. 17, n. 1, jan./abr. 2020.
MALTA, Deborah Carvalho; et al. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): capítulos de uma caminhada ainda em construção. Ciência e Saúde Coletiva, p.1683-1694, 2016.
MEIRA, Camila Jardim; SIMÕES, Matheus Ribeiro; VENÂNCIO, Ludmila Salomão. A ERGONOMIA E A ATIVIDADE DOCENTE: perspectivas e desafios atuais. Revista Interdisciplinar Sulear, n. 2, 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MORAIS, Luiz Armando Arouca; SOUZA, Katia Reis; SANTOS, Gideon Borges. Intensificação e precarização social do trabalho de professores de escola pública: um estudo exploratório na região da baixada fluminense (RJ). Ano 16, n.29. 2018.
PENTEADOA, Regina Zanella; SOUZA NETO, Samuel. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde Soc. São Paulo, v.28, n.1, p.135-153, 2019.
POZZATTI, Mariana; VENTORIM, Silvana; SANTOS Wagner; FERREIRA NETO, Amarilio. Condições de trabalho, tempo de carreira E dimensões da saúde de professores de educação física do Espírito Santo. Espirito Santo-ES. Motrivivência, v. 27, n. 46, p. 99-118, Dez, 2015.
SANTOS, Marcio Neres; MARQUES, Alexandre Carriconde. Condições de saúde, estilo de vida e características de trabalho de professores de uma cidade do sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v.18 n.3, p.837-846, 2011.
SANTOS, stephanie mayra de Moraes; et al. Limitação do uso da voz na docência e a prática de atividade física no lazer: Estudo Educatel, Brasil, 2015/2016.Cad. Saúde Pública, v.35 ed.1, 2019.
SOUZA, Leidiane.OMS inclui síndrome de burnout na lista de fatores que influenciam a saúde. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas/. Acesso em 29/04/2020.
TABELEÃO, Viviane Porto; TOMASI, Elaine; NEVES, Siduana Facin. Qualidade de vida e esgotamento profissional entre docentes da rede pública de Ensino Médio e Fundamental no Sul do Brasil. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, dez, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.