Mal-estar de adolescentes no retorno presencial das escolas: perdas e ganhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13792

Palavras-chave:

Mal-estar, escolarização, pós-pandemia, adolescência

Resumo

Este artigo discute o mal-estar de adolescentes de duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, no contexto de retorno presencial das aulas pós-pandemia da COVID-19. Durante o contexto de isolamento, a escola teve de se ressignificar como lugar de aprendizagem, de convivência e de mediações com tecnologias até então ausentes, e atualmente tem que se reconstruir, territorialmente, como um lugar possível de afeto e transmissão. A escola é uma das instâncias que se ocupa desta tarefa, em que o jogo de forças entre os grupos e a subjetividade se faz presente. No entanto, a ausência territorial da escola no período de isolamento social foi inevitável. A questão central a que este artigo busca responder é de que maneira o pressuposto freudiano de que o mal-estar faz parte e é inerente à relação entre o sujeito e a cultura, aparece, e sob que aspectos, nesta experiência de retorno às escolas, no período pós-pandemia. Quer nas dificuldades de aprendizagem, diante do lugar do outro, no conflito entre temporalidade e demanda, nas estratégias de enfrentamento e na distância entre os projetos e a realidade, os estudantes revelam suas angústias e novos modos de lidar com a condição de mal-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Carneiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Psicologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro; Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juliana Guimarães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Roberta Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

Karin Yasmin Veloso Müller, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Psicologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Cavour, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense.

Marcele Guimarães da Silva , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CARNEIRO, Cristiana & COUTINHO, Luciana Gageiro. Infância, adolescência e mal estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação. Prefácio de Lucia Rabello de Castro. 1ª ed. -Rio de Janeiro : NAU Editora, 2020.

CARNEIRO, Cristiana & LACAVA, Iris. Evandro, menino desatento? Mal-estar e medicalização na escolarização. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE-UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, 2020.

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Editora Penso, 1a edição, Porto Alegre, 1991.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). em Edição Stantard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol. VII.

__________. (1914). Algumas considerações sobre a psicologia do escolar. in Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

__________. Psicologia de grupo e a análise do ego (1921) em Edição Stantard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol. XVIII.

__________. O mal-estar na civilização (1929[1930]). Em Edição Stantard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (1978). Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1974. Vol. XXI.

__________. Conferência XXXII: Ansiedade e vida instintual (1933[1932]c). In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. XX. Rio de Janeiro: Imago, 2006

UNICEF (2022). Desigualdades e impactos da COVID-19 na atenção à primeira infância. Disponível em:https://www.unicef.org/brazil/relatorios/desigualdades-e-impactos-da-covid-19-na-atencao-a-primeira-infancia Acesso em abril de 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Carneiro, C., Guimarães, J. ., S Freire, R., Veloso Müller, K. Y. ., Cavour, F., & Guimarães da Silva , M. . (2023). Mal-estar de adolescentes no retorno presencial das escolas: perdas e ganhos. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 46-61. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13792