Mal-estar de adolescentes no retorno presencial das escolas: perdas e ganhos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13792

Palabras clave:

Mal-estar, escolarização, pós-pandemia, adolescência

Resumen

Este artigo discute o mal-estar de adolescentes de duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, no contexto de retorno presencial das aulas pós-pandemia da COVID-19. Durante o contexto de isolamento, a escola teve de se ressignificar como lugar de aprendizagem, de convivência e de mediações com tecnologias até então ausentes, e atualmente tem que se reconstruir, territorialmente, como um lugar possível de afeto e transmissão. A escola é uma das instâncias que se ocupa desta tarefa, em que o jogo de forças entre os grupos e a subjetividade se faz presente. No entanto, a ausência territorial da escola no período de isolamento social foi inevitável. A questão central a que este artigo busca responder é de que maneira o pressuposto freudiano de que o mal-estar faz parte e é inerente à relação entre o sujeito e a cultura, aparece, e sob que aspectos, nesta experiência de retorno às escolas, no período pós-pandemia. Quer nas dificuldades de aprendizagem, diante do lugar do outro, no conflito entre temporalidade e demanda, nas estratégias de enfrentamento e na distância entre os projetos e a realidade, os estudantes revelam suas angústias e novos modos de lidar com a condição de mal-estar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiana Carneiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Psicologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro; Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juliana Guimarães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Roberta S Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).

Karin Yasmin Veloso Müller, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Psicologia – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Cavour, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense.

Marcele Guimarães da Silva , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Citas

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CARNEIRO, Cristiana & COUTINHO, Luciana Gageiro. Infância, adolescência e mal estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação. Prefácio de Lucia Rabello de Castro. 1ª ed. -Rio de Janeiro : NAU Editora, 2020.

CARNEIRO, Cristiana & LACAVA, Iris. Evandro, menino desatento? Mal-estar e medicalização na escolarização. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE-UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil, 2020.

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Editora Penso, 1a edição, Porto Alegre, 1991.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). em Edição Stantard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol. VII.

__________. (1914). Algumas considerações sobre a psicologia do escolar. in Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

__________. Psicologia de grupo e a análise do ego (1921) em Edição Stantard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 2006. Vol. XVIII.

__________. O mal-estar na civilização (1929[1930]). Em Edição Stantard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. (1978). Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1974. Vol. XXI.

__________. Conferência XXXII: Ansiedade e vida instintual (1933[1932]c). In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. XX. Rio de Janeiro: Imago, 2006

UNICEF (2022). Desigualdades e impactos da COVID-19 na atenção à primeira infância. Disponível em:https://www.unicef.org/brazil/relatorios/desigualdades-e-impactos-da-covid-19-na-atencao-a-primeira-infancia Acesso em abril de 2023.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Carneiro, C., Guimarães, J. ., S Freire, R., Veloso Müller, K. Y. ., Cavour, F., & Guimarães da Silva , M. . (2023). Mal-estar de adolescentes no retorno presencial das escolas: perdas e ganhos. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 46-61. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13792