O entusiasmo pelo trabalho docente e o burnout profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13838

Palavras-chave:

Docência, Burnout, Engajamento docente

Resumo

Estudos anteriores indicaram que o esgotamento docente pode ser potencializado pelo entusiasmo excessivo ao trabalho. No entanto, a maioria dos métodos investigativos medem o esgotamento balizado pelos sintomas subjetivos informados, havendo poucas evidências que indiquem a causa dos sintomas e a amplitude da participação do entusiasmo do professor pelo trabalho. O objetivo deste manuscrito foi apresentar, as peculiaridades da relação entre o engajamento do docente pelo trabalho e o esgotamento profissional. Este ensaio acadêmico foi organizado a partir de uma revisão narrativa da literatura, adaptando e explorando, reflexivamente, os conceitos e ideias de estudos disponibilizados na literatura. Os resultados evidenciam os estudos que escalonam a ocorrência e a gravidade do burnout em docentes, se concentram, na sua maior parte, em identificar e quantificar os sintomas subjetivos clássicos do fenômeno, não permitindo conclusões objetivas e definitivas sobre as causas dessa ocorrência. Estudos futuros devem investigar controladamente, os mecanismos desencadeantes de burnout para distinguir a amplitude dos desencadeadores do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.

Dayane Cristina de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Adelar Sampaio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Referências

AGYAPONG, B; BRETT-MACLEAN, P; BURBACK, L; AGYAPONG, VIO; WEI, Y. Interventions to Reduce Stress and Burnout among Teachers: A Scoping Review. Int J Environ Res Public Health. Apr 24;20(9):5625, 2023. doi: 10.3390/ijerph20095625.

AVEY, J.; LUTHANS, F.; JENSEN, S. Psychological capital: a positive resource for combating employees stress and turnover. Human Resource Management, 48(5), 677-693, 2009.

AVEY, J.; LUTHANS, F.; SMITH, R.; PALMER, N. Impact of positive psychological capital on employee well-being over time. Journal of Occupational and Health Psychology, 15(1), 17-28, 2010.

AVEY, J.; LUTHANS, F.; YOUSSEF, C. The additive value of positive psychological capital in predicting work attitudes and behaviors. Journal of Applied Psychology, 36(2), 430-452. 2010.

BAZRAFKAN, L; HAYAT, AA; TABEI, SZ; AMIRSALARI, L. Clinical teachers as positive and negative role models: an explanatory sequential mixed method design. J Med Ethics Hist Med. Sep 4;12:11, 2019. doi: 10.18502/jmehm.v12i11.1448

CALVETE, E.; VILLA, A. Burnout y síntomas psicológicos: modelo de medida y relaciones estructurales. Ansiedad y Estrés, v. 6, p. 117–130, 2000.

HAKANEN, JJ; ROPPONEN, A; SCHAUFELI, WB; DE WITTE, H. Who is Engaged at Work?: A Large-Scale Study in 30 European Countries. J Occup Environ Med. May;61(5):373-381, 2019. doi: 10.1097/JOM.0000000000001528.

FERRARI LIMA, D; FRANZEN LEITE, R; BÜTTNER CIANI, A; KLÜBER, TE. Diferentes revisões da literatura: a revisão de escopo. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, p. iii-vii, 2022. DOI: 10.33238/ReBECEM.2022.v.6.n.1.29193.

GIL-MONTE, P. El síndrome de Quemarse por el Trabajo. In: Burnout. Una enfermedad laboral en la sociedad del bienestar. Madrid: Pirámide, 2005.

KARIOU, A; KOUTSIMANI, P; MONTGOMERY, A; LAINIDI, O. Emotional Labor and Burnout among Teachers: A Systematic Review. Int J Environ Res Public Health. Dec 3;18(23):12760, 2021. doi: 10.3390/ijerph182312760.

KNOX, M; WILLARD-GRACE, R; HUANG, B; GRUMBACH, K. Maslach Burnout Inventory and a Self-Defined, Single-Item Burnout Measure Produce Different Clinician and Staff Burnout Estimates. J Gen Intern Med. Aug;33(8):1344-1351, 2018. doi: 10.1007/s11606-018-4507-6.

LIANOV, LS; BARRON, GC; FREDRICKSON, BL; HASHMI, S; KLEMES, A; KRISHNASWAMI, J; LEE, J; LE PERTEL, N; MATTHEWS, JÁ; MILLSTEIN, RA; PHILLIPS, EM; SANNIDHI, D; PURPUR DE VRIES, P; WALLACE, A; WINTER, SJ. Positive psychology in health care: defining key stakeholders and their roles. Transl Behav Med. Aug 7;10(3):637-647, 2020. doi: 10.1093/tbm/ibz150

LIN, CY; ALIMORADI, Z; GRIFFITHS, MD; PAKPOUR, AH. Psychometric properties of the Maslach Burnout Inventory for Medical Personnel (MBI-HSS-MP). Heliyon. Feb 1;8(2):e08868, 2022. doi: 10.1016/j.heliyon.2022.e08868.

LUTHANS, F. The need for and meaning of positive organizational behavior. Journal of Organizational Behavior, v. 23, p. 695-706, 2002.

MARTI, F; GIANNARELLI, D; MITELLO, L; FABRIANI, L; LATINA, R; MAURO, L. Correlation between Work Engagement and Burnout among Registered Nurses: an Italian hospital survey. Prof Inferm. Jan-Mar;72(1):42-49, 2019. doi: 10.7429/pi.2019.72042.

MASLACH, C; JACKSON, SE. The measurement of experienced burnout. Journal of Ocuppational Behavior, 2, 99-113, 1981.

MASLACH, C.; SCHAUFELI, W.B.; LEITER, M. P. Job burnout. Annual Review Psychology, 52, 397-422, 2001.

Mercali, GD; Costa, SG. Antecedentes do engajamento no trabalho dos docentes de ensino superior no Brasil. Revista de Administração Mackenzie, 20(1), 2019. doi: 10.1590/1678-6971/eRAMG190081

MIJAKOSKI, D; CHEPTEA, D; MARCA. SC; SHOMAN, Y; CAGLAYAN, C; BUGGE, MD; GNESI, M; GODDERIS, L; KIRAN, S; MCELVENNY, DM; MEDIOUNI, Z; MESOT, O; MINOV, J; NENA, E; OTELEA, M; PRANJIC, N; MEHLUM, IS; VAN DER MOLEN, HF; CANU, IG. Determinants of Burnout among Teachers: A Systematic Review of Longitudinal Studies. Int J Environ Res Public Health. May 9;19(9):5776, 2022. doi: 10.3390/ijerph19095776.

MOJSA-KAJA J, GOLONKA K, MAREK T. Job burnout and engagement among teachers - Worklife areas and personality traits as predictors of relationships with work. Int J Occup Med Environ Health. 28(1):102-19, 2015. doi: 10.13075/ijomeh.1896.00238.

PETERS, V; DE RIJK, A; ENGELS, J; HEERKENS, Y; NIJHUIS, F. A new typology of work schedules: Evidence from a cross-sectional study among nurses working in residential elder care. Work. Apr 7;54(1):21-33, 2016. doi: 10.3233/WOR-162286.

SAMPAIO, A. A.; STOBAUS, C.; FERRARI, D.; MAZZARDO, O.; PIOVANI, V. G. S.; BOTH, J. Validação do questionário saúde docente para o contexto brasileiro. J. Phys. Educ., v. 32, e3228, 2021.

SELIGMAN, Martin; CSIKZENTMIHALYI, Mihaly. Positive Psychology: An introduction. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 5- 14, 2000.

SCHAUFELI, W. B. The future of Occupational Health Psychology. Applied psychology: an International Review, 53, 502–517, 2004.

SCHAUFELI, W. B.; SALANOVA, M.; GONZALEZ-ROMÁ, V.; BAKKER, A. B. The measurement of engagement and burnout: a two sample confirmatory analytic approach. Journal of Happiness Studies, 3, 71–92, 2002.

SOARES, JP; LOPES, RH; MENDONÇA, PBS; SILVA, CRDV; RODRIGUES, CCFM; CASTRO, JL. Use of the Maslach Burnout Inventory Among Public Health Care Professionals: Protocol for a Scoping Review. JMIR Res Protoc. Nov 1;11(11):e42338, 2022. doi: 10.2196/42338.

STEPHENSON, CR; BONNES, SL; SAWATSKY, AP; RICHARDS, LW; SCHLEC, CD; MANDREKAR, JN; BECKMAN, TJ; WITTICH, CM. The relationship between learner engagement and teaching effectiveness: a novel assessment of student engagement in continuing medical education. BMC Med Educ. Nov 4;20(1):403, 2020. doi: 10.1186/s12909-020-02331-x.

SCHAFER, JL; GRAHAM, J.W. Missing data: our view of the state of the art. Psychol. Methods. 7:147–177, 2002.

SCHONFELD, IS; BIANCHI, R; PALAZZI, S. What is the difference between depression and burnout? An ongoing debate. Riv Psichiatr. Jul-Aug;53(4):218-219, 2018. doi: 10.1708/2954.29699.

SUN, Y. The Effect of Teacher Caring Behavior and Teacher Praise on Students' Engagement in EFL Classrooms. Front Psychol. Sep 14;12:746871, 2021. doi: 10.3389/fpsyg.2021.746871

WANG, J; ZHANG, X; ZHANG, LJ. Effects of Teacher Engagement on Students' Achievement in an Online English as a Foreign Language Classroom: The Mediating Role of Autonomous Motivation and Positive Emotions. Front Psychol. Jul 1;13:950652, 2022. doi: 10.3389/fpsyg.2022.950652

WOOD AM; TARRIER, N. Positive Clinical Psychology: a new vision and strategy for integrated research and practice. Clin Psychol Rev. Nov;30(7):819-29, 2010. doi: 10.1016/j.cpr.2010.06.003

VIEIRA, I; RUSSO, JA. Burnout e estresse: entre medicalização e psicologização. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 29(2), e290206, 2019.

KOUTSIMANI, P; MONTGOMERY, A; GEORGANTA, K. The Relationship Between Burnout, Depression, and Anxiety: A Systematic Review and Meta-Analysis. Front Psychol. Mar 13;10:284, 2019. doi: 10.3389/fpsyg.2019.00284.

VERKUILEN, J; BIANCHI, R; SCHONFELD, IS; LAURENT, E. Burnout-Depression Overlap: Exploratory Structural Equation Modeling Bifactor Analysis and Network Analysis. Assessment. Sep;28(6):1583-1600, 2021. doi: 10.1177/1073191120911095.

WHO. World Health Organization. International Classification of Diseases 11th Revision, The global standard for diagnostic health information. Geneva, 2019.

WRIGHT, T. Positive organizational behavior: an idea whose time has truly come. Journal of Organizational Behavior, v. 24, n. 437-442, 2003.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Lima, D. F. de ., Souza, D. C. de ., & Sampaio, A. (2024). O entusiasmo pelo trabalho docente e o burnout profissional. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31). https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13838