O entusiasmo pelo trabalho docente e o burnout profissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13838

Palabras clave:

Docência, Burnout, Engajamento docente

Resumen

Estudos anteriores indicaram que o esgotamento docente pode ser potencializado pelo entusiasmo excessivo ao trabalho. No entanto, a maioria dos métodos investigativos medem o esgotamento balizado pelos sintomas subjetivos informados, havendo poucas evidências que indiquem a causa dos sintomas e a amplitude da participação do entusiasmo do professor pelo trabalho. O objetivo deste manuscrito foi apresentar, as peculiaridades da relação entre o engajamento do docente pelo trabalho e o esgotamento profissional. Este ensaio acadêmico foi organizado a partir de uma revisão narrativa da literatura, adaptando e explorando, reflexivamente, os conceitos e ideias de estudos disponibilizados na literatura. Os resultados evidenciam os estudos que escalonam a ocorrência e a gravidade do burnout em docentes, se concentram, na sua maior parte, em identificar e quantificar os sintomas subjetivos clássicos do fenômeno, não permitindo conclusões objetivas e definitivas sobre as causas dessa ocorrência. Estudos futuros devem investigar controladamente, os mecanismos desencadeantes de burnout para distinguir a amplitude dos desencadeadores do problema.

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Biografía del autor/a

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.

Dayane Cristina de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Adelar Sampaio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Lima, D. F. de ., Souza, D. C. de ., & Sampaio, A. (2024). O entusiasmo pelo trabalho docente e o burnout profissional. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31). https://doi.org/10.22481/aprender.i31.13838