Continuação de um sonho: caminhos entre o presente e o futuro do adolescente no trabalho protegido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14005

Palavras-chave:

Trabalho protegido, Adolescência, Futuro, Neoliberalismo, Políticas públicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a problemática inserida no discurso coaching alinhada à lógica neoliberal, o impacto deste pensamento na trajetória dos jovens em formação pelo Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) e de que modo esse discurso remodela os aspectos da subjetividade do sujeito em desenvolvimento. Para tanto contou-se com material de fonte primária obtido em atividade de pesquisa-ação denominada “Oficina dos Sonhos”, que contou com presença e participação direta dos adolescentes do PTPA que tiveram a tarefa de pensar no local onde residem, como vivem e a perspectiva da transformação de modo lúdico e participativo. Assim, a oficina foi realizada pelo Observatório de Políticas Públicas para Adolescência, projeto de extensão da UERJ, e tornou-se relevante para compreender como a visão social e cultural do adolescente em diferentes contextos pode moldar a realidade dos sujeitos. Este estudo propõe, portanto, analisar a realidade do adolescente inserido na contradição do Estado capitalista, compreender limites, desafios e possibilidades de acesso ao primeiro emprego com condições dignas e tendo seus direitos garantidos, bem como a garantia à construção e continuação de projetos de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Alves Baptista, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenadora do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) e do Observatório de Políticas Públicas para Adolescência (OPPA-UERJ).

Fabiane Sabino de Paula, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ). 

Gabriel Ferreira Gonzalez Villar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ICS/UERJ). 

Larissa Gonçalves Gomes , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ). 

Referências

ABRAMOVAY, M. Por um novo paradigma do fazer políticas – políticas de/para/com juventudes. In: Revista Brasileira de Estudos de População, v. 19, n. 2, jul./dez. 2002, p. 19-46. Disponível em: <https://www.rebep.org.br/revista/article/view/311>. Acesso em: 27/10/2023.

BLYTH, M. Austeridade. História de uma ideia perigosa. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

BRASIL. Constituição Federal. 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 27/10/2023.

_____. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 27/10/2023.

_____. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a Lei nº 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei nº 12.662, de 5 de junho de 2012. 2016. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm>. Acesso em: 27/10/2023.

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo. São Paulo: Politeia, 2019.

CASTRO, M. G. et al. Juventude: tempo presente ou tempo futuro? Dilemas em propostas de políticas de juventudes. São Paulo: GIFE, 2007.

FIA. Fundação para a Infância e Adolescência. Disponível em: <http://www.fia.rj.gov.br/content/programas/programas_ptpa.asp>. Acesso em: 27/10/2023.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GARCIA, L. B. R. A ideologia e o poder disciplinar como formas de dominação. In: Trans/Form/Ação, São Paulo, n. 11, p. 53-59, 1988. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/trans/a/pZf34N7FyDyXqDvRBVJXZZq/?format=pdf>. Acesso em: 27/10/2023.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.

JASPER, J. M. A sociologia das emoções face a face. In: Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 17, n. 51, p. 13-26, 2018.

POCHMANN, M. A batalha pelo primeiro emprego: a situação atual e as perspectivas do jovem no mercado de trabalho brasileiro. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

SOUSA, C. M. B. Empreendedorismo na mídia digital: a difusão do neoliberalismo. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, 2018. Disponível em: <http://bit.ly/3RDd66l>. Acesso em: 29/11/2023.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Alves Baptista, T., Sabino de Paula, F. ., Ferreira Gonzalez Villar, G., & Gonçalves Gomes , L. (2023). Continuação de um sonho: caminhos entre o presente e o futuro do adolescente no trabalho protegido. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 275-289. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14005