Continuação de um sonho: caminhos entre o presente e o futuro do adolescente no trabalho protegido
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14005Palavras-chave:
Trabalho protegido, Adolescência, Futuro, Neoliberalismo, Políticas públicasResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a problemática inserida no discurso coaching alinhada à lógica neoliberal, o impacto deste pensamento na trajetória dos jovens em formação pelo Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) e de que modo esse discurso remodela os aspectos da subjetividade do sujeito em desenvolvimento. Para tanto contou-se com material de fonte primária obtido em atividade de pesquisa-ação denominada “Oficina dos Sonhos”, que contou com presença e participação direta dos adolescentes do PTPA que tiveram a tarefa de pensar no local onde residem, como vivem e a perspectiva da transformação de modo lúdico e participativo. Assim, a oficina foi realizada pelo Observatório de Políticas Públicas para Adolescência, projeto de extensão da UERJ, e tornou-se relevante para compreender como a visão social e cultural do adolescente em diferentes contextos pode moldar a realidade dos sujeitos. Este estudo propõe, portanto, analisar a realidade do adolescente inserido na contradição do Estado capitalista, compreender limites, desafios e possibilidades de acesso ao primeiro emprego com condições dignas e tendo seus direitos garantidos, bem como a garantia à construção e continuação de projetos de vida.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, M. Por um novo paradigma do fazer políticas – políticas de/para/com juventudes. In: Revista Brasileira de Estudos de População, v. 19, n. 2, jul./dez. 2002, p. 19-46. Disponível em: <https://www.rebep.org.br/revista/article/view/311>. Acesso em: 27/10/2023.
BLYTH, M. Austeridade. História de uma ideia perigosa. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
BRASIL. Constituição Federal. 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 27/10/2023.
_____. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 1990. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 27/10/2023.
_____. Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a Lei nº 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei nº 12.662, de 5 de junho de 2012. 2016. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm>. Acesso em: 27/10/2023.
BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo. São Paulo: Politeia, 2019.
CASTRO, M. G. et al. Juventude: tempo presente ou tempo futuro? Dilemas em propostas de políticas de juventudes. São Paulo: GIFE, 2007.
FIA. Fundação para a Infância e Adolescência. Disponível em: <http://www.fia.rj.gov.br/content/programas/programas_ptpa.asp>. Acesso em: 27/10/2023.
FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GARCIA, L. B. R. A ideologia e o poder disciplinar como formas de dominação. In: Trans/Form/Ação, São Paulo, n. 11, p. 53-59, 1988. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/trans/a/pZf34N7FyDyXqDvRBVJXZZq/?format=pdf>. Acesso em: 27/10/2023.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1985.
JASPER, J. M. A sociologia das emoções face a face. In: Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 17, n. 51, p. 13-26, 2018.
POCHMANN, M. A batalha pelo primeiro emprego: a situação atual e as perspectivas do jovem no mercado de trabalho brasileiro. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
SOUSA, C. M. B. Empreendedorismo na mídia digital: a difusão do neoliberalismo. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, 2018. Disponível em: <http://bit.ly/3RDd66l>. Acesso em: 29/11/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.