Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14072

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Atividade, Interação Didática, Mal-estar, Sentimento de embaraço social

Resumo

Este artigo visa analisar indícios verbo-visuais de episódios de mal-estar enunciados por alunos que integram turmas da modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA) em uma escola do interior baiano. Dedicamo-nos, especialmente, a compreender como os sujeitos semiotizam situações de embaraço social vivenciadas em salas de aula e(m) seus (d)efeitos. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, da Clínica da Atividade e de outras categorias discursivas para lermos, a partir de uma dimensão axiológica, o corpus que é composto por duas biograficzines. A análise dos dados registra que os (res)sentimentos dos discentes, que se deixam materializar em termos verbo-visuais, deflagram situações que ilustram a complexidade de dinâmicas que perfazem interações didáticas no ambiente escolar. Trabalhos como o nosso contribuem para tensionar a realidade escolar-profissional possibilitando a exploração de outros ângulos de nossas atividades como sujeitos sociais.

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Biografia do Autor

Fernanda de Castro Modl, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada e do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), Área de Metodologia e Prática de Ensino (AMPE) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), Linguística Aplicada. 

 

Cristiane Campos Marques, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Durante o período do mestrado, a professora-pesquisadora usufruiu, em seu vínculo empregatício municipal, de licença para aprimoramento profissional através de pós-graduação, conforme preceitua a Lei federal 8112/90. 

Anderson de Jesus Caire, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 

Marina Santos Soares Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 

Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Durante os anos de 2021-2023, a professora-pesquisadora usufruiu de afastamento para aprimoramento profissional através de pós-graduação, conforme preceitua a Lei federal 8112/90. 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Modl, F. de C., Campos Marques, C. ., de Jesus Caire, A., Santos Soares Pereira, M., & Pessoa Caires Pereira, M. do A. . (2023). Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 101-118. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14072