Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14072

Palabras clave:

Análise Dialógica do Discurso, Atividade, Interação Didática, Mal-estar, Sentimento de embaraço social

Resumen

Este artigo visa analisar indícios verbo-visuais de episódios de mal-estar enunciados por alunos que integram turmas da modalidade Educação de Jovens Adultos (EJA) em uma escola do interior baiano. Dedicamo-nos, especialmente, a compreender como os sujeitos semiotizam situações de embaraço social vivenciadas em salas de aula e(m) seus (d)efeitos. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, da Clínica da Atividade e de outras categorias discursivas para lermos, a partir de uma dimensão axiológica, o corpus que é composto por duas biograficzines. A análise dos dados registra que os (res)sentimentos dos discentes, que se deixam materializar em termos verbo-visuais, deflagram situações que ilustram a complexidade de dinâmicas que perfazem interações didáticas no ambiente escolar. Trabalhos como o nosso contribuem para tensionar a realidade escolar-profissional possibilitando a exploração de outros ângulos de nossas atividades como sujeitos sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda de Castro Modl, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

 

 

Cristiane Campos Marques, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Durante o período do mestrado, a professora-pesquisadora usufruiu, em seu vínculo empregatício municipal, de licença para aprimoramento profissional através de pós-graduação, conforme preceitua a Lei federal 8112/90. 

Anderson de Jesus Caire, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 

Marina Santos Soares Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). 

Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Durante os anos de 2021-2023, a professora-pesquisadora usufruiu de afastamento para aprimoramento profissional através de pós-graduação, conforme preceitua a Lei federal 8112/90. 

Citas

ANDRADE, F. R. da S.; RIBEIRO, P. B.; MODL, F. de C. Aspectos axiológicos sobre racismo revelados em charges produzidas por alunos de uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Diálogo das Letras, [S. l.], n. 12, p. e02317, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02317. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4733. Acesso em: 30 nov. 2023.

ANDRAUS, Gazy; SANTOS NETO, Elydio dos. Dos Zines aos BiograficZines: compartilhar narrativas de vida e formação com imagens, criatividade e autoria. In: MUNIZ, Cellina (org.). FANZINES: autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza/CE: Editora UFC, 2010. Disponível em: https://fanzinesehqtronicas.wordpress.com/2014/05/29/dos-zines-aos-biograficzinesAcesso de 01 dez. 2023.

ANDRAUS, Gazy. HQ’s e Fanzines como construtores educacionais-artísticos. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 168, 2023. DOI: 10.5965/10.5965/235809252612022e2318. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23184. Acesso em: 1 dez. 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski.2. ed. revista Tradução e Prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.[1963]

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais: Hucitec, São Paulo, 2008

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal/Mikhail Mikhailovitch Bakhtin: prefácio à edição francesa Tzevetan Todorov: introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. – 5ª ed. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16.ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. A teoria do romance I: A estilística. Trad: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BRAIT, B. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana, v. 8, n. 2, p. 43-66, jul./dez. 2013. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568. Acesso em: 30 nov. 2023.

CARNEIRO, Cristiana et al. Mal-estar de professores: revisão sistemática na psicanálise (1998 – 2018). Revista Contemporânea de Educação, v. 16, n. 35, p. 210 – 232, jan/abr. 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/35549. Acesso em: 12 de novembro de 2023.

CEZAR, Adieliton Tavares; JUCA-VASCONCELOS, Helena Pinheiro. Diferenciando sensações, sentimentos e emoções: uma articulação com a abordagem gestáltica. IGT rede [online], Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p. 04-14, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262016000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 30 nov. 2023.

CLOT, Yves. Introdução: questões de ofício. In: CLOT, Yves. Trabalho e Poder de Agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. p. (1-41)

COUTINHO, Luciana Gageiro; CARNEIRO, Cristiana. Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: interlocuções entre a psicanálise e a educação. Periódicos Eletrônicos em Psicologia [online], v. 28 nº. 2, p. 109-130, 2016. Disponível em: https://naueditora.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Ebook-Infancia-Adolescencia-e-Malestar-1.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

FREUD, S. Civilization and its Discontents. The Standard Edition of the Complete Psychological Works of Sigmund Freud, Volume XXI (1927-1931): The Future of an Illusion, Civilization and its Discontents, and Other Works, 1930 57-146. Disponível em: https://www.sas.upenn.edu/~cavitch/pdf-library/Freud_SE_Civ_and_Dis_complete.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face I. Erving Goffman; tradução de Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LIMA, Brunno Marcondes de. O mal-estar na civilização: um diálogo entre Freud e Marcuse. Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 61 – 86, mar. 2010. ISSN: 1518-6148. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482010000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 nov. 2023.

MARQUES, Cristiane Campos. (Res)significações de posições de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) acerca dessa modalidade de ensino e de si como representantes desse grupo social. / 152f. Orientador (a): Drª. Fernanda de Castro Modl. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste Bahia, Programa de Pós-graduação em Letras: cultura, educação e linguagens – PPGCEL, Vitória da Conquista, 2023.Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgcel/wp-content/uploads/2023/10/Dissertac%CC%A7a%CC%83o-Cristiane-Campos-Marques-1.pdf. Acesso em: 01 dez. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf. Acesso em: 12 de nov. 2023.

MODL, Fernanda de Castro. Interação didática: apontamentos (inter) culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, 1º sem. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2015v19n36p117. Acesso em: 12 de nov. 2023.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do Educador. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Tese Prática discursiva de professores e de alunos do ensino fundamental: constituição humana, sociedade e mal-estar na escola [recurso eletrônico] / Rosemary do Nascimento Silveira. – 2021 236 f. disponível em: https://www.uece.br/posla/wp-content/uploads/sites/53/2021/08/TESE_ROSEMARY-DO-NASCIMENTO-SILVEIRA.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023

SOBRAL, A.; GUIMARÃES, F. T.; GIACOMELLI, K. Propostas para uma Perspectiva Dialógica Alteritária em Produção Textual a Partir da BNCC. Línguas & Letras, [S. l.], v. 23, n. 55, 2022. DOI: 10.5935/1981-4755.20220029. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/29477. Acesso em: 1 dez. 2023.

VOLOCHINOV, V. N. Que é linguagem. In: PONZIO, A. (Ed.). La revolución bajtiniana: el pensamiento de Bajtín y la ideologia contemporânea. Madrid: Cátedra, 1998.

VOLÓCHINOV, Valentin. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem/ Valentin Volóchinov; tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo - São Paulo:

Editora 34, 2018 (2a Edição), p. 173-200.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Modl, F. de C., Campos Marques, C. ., de Jesus Caire, A., Santos Soares Pereira, M., & Pessoa Caires Pereira, M. do A. . (2023). Vozes que constrangem: mal-estar (res)sentidos em interações didáticas em uma cultura escolar do interior da Bahia. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 101-118. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14072