Condições de trabalho de professores de uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória da Conquista-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14327

Palavras-chave:

Ciclo de Política, Trabalho Docente, Condições de Trabalho Docente

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores no cotidiano da escola no contexto da prática em uma escola urbana do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória da Conquista - Ba. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para a produção dos dados fizemos o emprego de questionário. A pesquisa está fundamentada na proposta do ciclo de política desenvolvida por Stephen Ball e Richard Bowe e teoricamente nos estudos sobre trabalho docente propostos por Tardif e Lessard. Os resultados sinalizam sobre como as condições de trabalho interferem no cotidiano docente na escola.

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Biografia do Autor

Coriolano Ferreira de Moraes Neto, Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista

Licenciado em Geografia (UESB). Mestrando em Ensino (PPGEn/UESB).

Professor de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista-BA.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e dos Programas de Pós-graduação e Ensino (PPGEn) e Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). 

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

Ferreira de Moraes Neto, C., & Eugenio, B. (2024). Condições de trabalho de professores de uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória da Conquista-BA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 324-342. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14327