Condições de trabalho de professores de uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória da Conquista-BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14327Palabras clave:
Ciclo de Política, Trabalho Docente, Condições de Trabalho DocenteResumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores no cotidiano da escola no contexto da prática em uma escola urbana do ensino fundamental da rede pública municipal de Vitória da Conquista - Ba. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para a produção dos dados fizemos o emprego de questionário. A pesquisa está fundamentada na proposta do ciclo de política desenvolvida por Stephen Ball e Richard Bowe e teoricamente nos estudos sobre trabalho docente propostos por Tardif e Lessard. Os resultados sinalizam sobre como as condições de trabalho interferem no cotidiano docente na escola.
Descargas
Citas
BAHIA. Lei nª 12.564, 10 de janeiro de 2012. Atualiza os limites dos municípios que integram o Território de Identidade de Vitória da Conquista, na forma da Lei nª 12.057, de 11 de janeiro de 2011. Salvador, 10 de janeiro de 2012.
BALL, S. J.; MAGUIRE, M., BRAUN, A. Como as escolas fazem políticas. 2.ed. Ponta Grossa: UEPG, 2021.
BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Org.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
BOGDAN, R.; BIRKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Codex Porto, 1994.
BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming education and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 1996. Lei de Diretrizes e Bases Nacionais. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Lei nº 11.494, de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n o 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de fevereiro de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005. Brasília, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, Resolução CD/FNDE/MEC nº 15. Brasília, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar/2022. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, 2022. https://www.gov.br/mec/pt br/assuntos/noticias/dia-da-mulher-mulheres-sao-maioria-na-docencia-e-gestao-da-educacao-basica. Acesso em: 29/03/23.
BRASIL, Ministério de Minas e Energia. Projeto RADAMBRASIL. Levantamento dos recursos naturais. Folha SD 24 Salvador. Rio de Janeiro: MME, 1981.
BRASIL. PORTAL QEDU. Disponível em: <http://www.qedu.org.br/>. Acesso em 11 mar. 2023. https://novo.qedu.org.br/municipio/2933307-vitoria-da-conquista.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, 37.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FURLIN, N. Cruzando fronteiras de gênero: a docência feminina em campos profissionais “masculinos”. Cadernos Pagu, n.40, p.1-40, 2016.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Acesso em 24 de julho. 2022. (Vitória da Conquista (BA). Prefeitura. 2014. Disponível em: http://www.pmvc.ba.gov.br. Acesso em: jan. 2014).
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.
LAKATOS, E. M. ; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2022.
LIMA, M.C. A feminização do magistério: o lugar da mulher como professora no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Revista Diálogo Educacional, vol. 20, n. 67, p. 1706-1732, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.DS10
LOPES, A. C.. MACEDO, E. F. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p.249-283.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: Uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da Política educacional. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, vol. 12, n. 16, p. 01-19, agosto. 2018.
MARX, K.; ENGELS, F.. O capital: crítica da economia política. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo, SP: Boitempo, 2013.
MINAYO, M. C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, D, A. A Reestruturação do Trabalho Docente: Precarização e Flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004.
OLIVEIRA, D.A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
OLIVEIRA, D.A.; ASSUNÇÃO, A.A. Condições de trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
OLIVEIRA, R. P. de; ADRIÃO, T. (Orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação. 2 ed. São Paulo: Xamã, 2002.
PEREIRA JÚNIOR, E. A. Condições de trabalho docente nas escolas de educação básica no Brasil: uma análise quantitativa. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
REIS, B.P.W. Políticas públicas. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TARDIF, M.; LESSARD, C. Trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VIANNA, Claudia P. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, n.17, p.81-103, 2002.
VITÓRIA DA CONQUISTA. Lei Municipal nº 394, 22 de dezembro de 1986. Dispõe sobre a estruturação do magistério público municipal de Vitória da Conquista, estado da Bahia e dá outras providências. Vitória da Conquista, 1986.
VITÓRIA DA CONQUISTA. Lei Municipal nº 1.762, de 30 de junho de 2011. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público Municipal e o Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação no Município de Vitória da Conquista, e dá outras providências. Vitória da Conquista, 2011.
VITÓRIA DA CONQUISTA. Lei Municipal nº 2.586, de 3 de janeiro de 2022. Dispõe sobre alterações à estrutura da Secretaria Municipal de Educação e dá outras providências.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.