RESENHA DA SÉRIE “O COMEÇO DA VIDA”: COMO A PARENTALIDADE, O BRINCAR E O VÍNCULO AFETIVO INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6767

Palavras-chave:

Primeira Infância, Desenvolvimento integral, Cuidado, Vínculo, Estímulo

Resumo

A série “O Começo da Vida” aborda o tema “aprendizagem” desde o momento intrauterino até os seis anos de idade e foi gravada com diferentes famílias em contextos distintos de nove países diferentes. É notável a discussão de como a parentalidade, o brincar e o vínculo afetivo influenciam diretamente no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, cultural, na melhor integração e socialização entre pares e no convívio familiar. A mensagem deixada pela série é um alerta aos parentes, adultos de referência e à comunidade acadêmica sobre a necessidade de um olhar atencioso e afetuoso para a Primeira Infância.

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Biografia do Autor

João Victor Gomes Magalhães Garcia, PUC Minas

Pós-graduando em Neurociência Educacional pela PUC Minas, PUC Minas.

Amanda Séllos Rodrigues, Fiocruz

Doutoranda no Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (FIOCRUZ), FIOCRUZ.

Mariana Gavioli de Oliveira, PUC Minas

Doutora pelo Programa de pós-graduação stricto sensu em Fisiologia e Farmacologia (UFMG), Professora de pós-graduação na PUC Minas

Flávia Lage Pessoa da Costa, PUC Minas

Doutora pelo Programa de pós-graduação stricto sensu em Medicina Molecular (UFMG), Coordenadora de pós-graduação na PUC Minas.

Referências

CONSENZA, Ramon M., GUERRA, Leonor. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 27-39.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Garcia, J. V. G. M., Rodrigues, A. S. ., Oliveira, M. G. de, & Costa, F. L. P. da . (2021). RESENHA DA SÉRIE “O COMEÇO DA VIDA”: COMO A PARENTALIDADE, O BRINCAR E O VÍNCULO AFETIVO INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 285-288. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.6767