DA IMPOSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO TOLERANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8523

Palavras-chave:

Educar, Tolerância, Liberalismo, Pluralismo, Educação reflexiva, Democracia

Resumo

O texto, neste artigo, trata de uma educação para tolerância, desenvolvida numa sociedade liberal. Entretanto, a assertiva a qual chegamos é a da impossibilidade desta tolerância, sob esse tipo de sociedade. Para tal constatação, realizamos uma investigação a respeito do conceito de tolerância talhado por Voltaire e Locke. Acompanhamos, ainda, a escuta deste conceito, em outras referências, agora contemporâneas. Assim, construímos dois quadros teóricos a partir de duas fontes seguras acerca do tema. Para a primeira delas, consideramos o livro Da Tolerância, de Michael Walzer (1999). Sobre a segunda, investigamos o livro Two Faces of Liberalism, de John Gray (2000). O primeiro livro finaliza o século XX e o segundo inicia o século XXI, dois momentos históricos importantes, o fim e o começo de séculos, para pensar um conceito cujas forças epistemológicas e ética podem ser observadas em tempos de diferenças brutais, pujantes nas sociedades, de modo particular na educação, na política e na filosofia.

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Biografia do Autor

Alexandre Campelo, UFPI

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Rita Pimenta, UFJF

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Professora de Filosofia da Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

Referências

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Campelo, A., & Pimenta, R. de C. P. de A. C. . (2021). DA IMPOSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO TOLERANTE. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 231-246. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8523