JOVENS SUPERDOTADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DESAFIO PARA DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8632

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Ensino Superior, Professor Universitário, Inclusão educaciona

Resumo

O estudo trata das políticas de identificação e cuidado de jovens superdotados no contexto de uma universidade pública brasileira. O objetivo principal da pesquisa foi investigar se os professores universitários reconhecem os alunos superdotados, como o fazem e quais as estratégias metodológicas que adotam para a sua inserção educacional na universidade. Verificou-se que a invisibilidade desses estudantes ocorre tanto na sua precária identificação nas políticas nacionais, como na falta de locus nas universidades que apoiem suas especificidades educacionais. A falta de formação na universidade sobre a temática da superdotação impacta diretamente a prática pedagógica dos professores, que demonstram dificuldades em identificá-los como público-alvo da educação especial.

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Biografia do Autor

Denise Maria de Matos, SEED/PR-LAPEAHS-UFPR

Doutorado em Educação (UFPR); integra a Equipe Técnico-Pedagógica do Departamento de Educação Especial da SEED/PR. Pesquisadora do Laboratório de Políticas e Práticas em Altas Habilidades/Superdotação (LAPEAHS- UFPR) e do Núcleo de Pesquisas e Práticas em Altas Habilidades/Superdotação (NEPAHS-UFPR).Compõe a Diretoria do Conselho Brasileiro para Superdotação - CONBRASD.

Laura Ceretta Moreira, PPGE/ LAPEAHS-UFPR

Doutorado em Educação (USP); Professora do PPGE-UFPR; Coordenadora de Inclusão e Diversidade da UFPR; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Práticas em Altas Habilidades/Superdotação (NEPAHS-UFPR); Coordenadora do Laboratório de Políticas e Práticas em Altas Habilidades/Superdotação (LAPEAHS-UFPR). Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva/ Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento Humano. Presidente da Comissão Técnica Científica do Conselho Brasileiro para Superdotação - CONBRASD.

 

 

 

Cleuza Kuhn, UDC/LAPEAHS-UFPR

Doutoranda em Educação (UFPR); Mestre em Educação (UFPR). Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Professora no Centro Universitário UDC. Pesquisadora do Laboratório de Políticas, Pesquisas e Práticas Educacionais em Altas Habilidades/Superdotação (LAPEAHS-UFPR). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva/ Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento Humano.

 

 

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

Matos, D. M. de, Moreira, L. C. ., & Kuhn, C. . (2021). JOVENS SUPERDOTADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DESAFIO PARA DOCÊNCIA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 198-214. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8632