KATHĒKONTA: A ÉTICA DO HOMEM COMUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10848

Palavras-chave:

kathēkonta, estoicismo, Epicteto, Hiérocles, ética

Resumo

A ética estoica tem uma característica amplamente humana e social e esta característica fica mais evidente através do termo kathēkonta, que traduzimos por atos adequados com forte ênfase social, pelo menos nos escritos do filósofo estoico Hiérocles. Neste artigo, apresentamos de forma ampla o conceito de kathēkonta, sua importância para uma ética que leva em conta o indivíduo ordinário ou comum com suas relações sociais e circunstâncias. Embora a ética estoica tenha fundamentação metafísica (o tópico da física estoica) e teológica (Zeus ou a Natureza Divina), os kethēkonta enquanto ética do indivíduo ordinário ou comum tem como parâmetro as relações sociais que estabelecemos, as circunstâncias empíricas dessas relações, a agência humana e suas características enquanto natureza humana. Pode-se pensar que a base dessa ética dos kathēkonta é, ao invés de metafísica, tanto o cosmopolitismo estoico, onde somos todos cidadãos iguais de um mesmo cosmos, quanto pela sympatheia estoica, que nos liga tanto através de nossa racionalidade humana quanto de nossa natureza enquanto seres humanos. Definiremos kathēkonta enquanto atos adequados sociais e afirmaremos sua importância, nos dias de hoje, para um fundamento de uma coesão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Fontoura, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-doutorando pela mesma instituição.

Referências

AB ARNIM, Ioannes. Stoicorum Veterum Fragmenta: Vol. I Zeno et Zenonis Discipuli. Alemanha: Stereotypa, 1905.

______. Stoicorum Veterum Fragmenta: Vol. II Chrysippi Fragmenta Logica et Physica. Alemanha: Stereotypa,1903.

______. Stoicorum Veterum Fragmenta: Vol. III Chrysippi Fragmenta Moralia Fragmenta Successorum Chrysippi. Alemanha: Stereotypa,1903.

______. Quo Indices Continentur: Vol IV. Alemanha: Stereotypa,1924.

ALESSE, Francesca. La Prescrizione nell’etica Stoica: un riesame. In Elenchos – Rivista di Studi sul Pensiero Antico, Ano XXXIV – 2013, Fascicolo 1, Roma: Bibliopolis, 2013, pp. 59-93.

ANNAS, Julia. The Morality of Happiness. New York: Oxford University Press, 1993.

ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. Julián Marías, Madrid: CEPC, 1959.

BRENNAN, Tad. The Stoic Life: emotions, duties and fate. New York: Clarendon Press, 2005.

______. The Kathēkon: a report on some recent work at Cornell. pp. 41-70, In Philosophie Antique nº 14, Le Devoir: origines stoïciennes, postérité, réévaluations. Paris: Press Universitaires du Septentrion, 2014.

CAPES, William W. Stoicism. London: Society for Promoting Christian Knowledge, 1880.

DIOGENES LAERTIUS. Diogenes Laertius: Live of Eminent Philosophers. Trad. R. D. Hicks, Vol. II, Cambridge: Harvard University Press, 1925.

CICERO. De Finibus Bonorum et Malorum. Trad. H. Rackham, London: The Loeb Classical Library, 1931.

COSTA, Cosimo. La Paideia della Volontà – unna lettura della dottrina filosofica di Epitteto. Roma: Anicia, 2008.

DINUCCI, Aldo. As Diatribes de Epicteto: Livro I. Coimbra University Press: Coimbra, 2020.

EDELSTEIN, Ludwig. The Meaning of Stoicism. United States: Harvard University Press, 1966, p. 38.

ENGBEG-PEDERSEN, Troels. The Stoic Theory of Oikeiosis: moral development and Social Interaction in Early Stoic Philosophy. Denmark: Aarhus University Press, 1990.

ERNOUT, Alfred.; MEILLET, Antoine. Dictionairé Étmologique de la Langue Latine: histoire des mots. 4ª ed. Paris: Klincksieck, 2001.

FOUCAULT, Michel. Historia de la Sexualidad IV: las confesiones de la carne. Trad. Horacio Pons, España: Siglo XXI, 2018.

HADOT, Pierre. Manuel d’Épictète. Paris: Librairie Générale Française, 2000.

INWOOD, Brad. Ethics and Human Action in Early Stoicism. New York: Clarendon Press, 1985.

______. Rules and Reasoning in Stoic Ethics. in IERODIAKONOU, Katerina. Topics in Stoic Philosophy. New York: Clarendon Press, 1999, pp. 95-127.

KIDD, I. G. Posidonius Vol III: The Translations of Fragments. United Kingdom: Cambridge University Press, 1999.

LONG, Anthony A; SEDLEY, David. The Hellenistic Philosophers: Vol. 1 Translation of the principal sources with philosophical commentary. Great Britain: Cambridge University Press, 1987.

LONG. Anthony A. Stoic Studies. Los Angeles, EUA: University of California Press, 1996.

LONG, George. Discourses of Epictetus. New York: D. Appelton and Company, 1904.

MCCABE, MARGARET M. Extend or Identify: Two Stoic Accounts of Altruism. Em SALLES, R. Metaphysics, Soul, and Ethics in Ancient Thought Themes from the work of Richard Sorabji. Great Britain: Clarendon Press, 2005.

OLDFATHER, William A. Epictetus – the discourses as reported by Arrian, the manual and fragments. Vol. I Discourses Books I and II. London: Harvard University Press, 1956.

______. Epictetus – the discourses as reported by Arrian, the manual and fragments. Vol. II Discourses Books III and IV, the manual and fragments. London: Harvard University Press, 1952.

PATUTTI, Danilo. Observações sobre a Atenção na Filosofia de Epicteto. In Prometheus Journal of Philosophy, nº 29, Jan-Apr. 2019, pp. 1-11.

PEREIRA, Isidro. Dicionário Grego-Português e Português-Grego. 8ª ed. Braga: Livraria Apostolado da Imprensa, 1998.

IERODIAKONOU, Katerina. (ed.). Topics in Stoic Philosophy. New York: Clarendon Press-Oxford, 2004, p. 128.

POHLENZ, Max. La Stoa – storia di un movimento spirituale. Vol. 1, Trad. Vittorio Enzo Alfieri, Itália: Firenze, 1967.

RAMELLI, Ilaria. Hierocles the Stoic: elements of ethics, fragments, and excerpts. Trad. David Konstan, Atlanta: Society of Biblical Literature, 2009.

SELLARS, JOHN. Stoicism. United Kingdom: Acumen, 2006.

SHARPE, Matthew. Stoic virtue ethics. In: HOOFT, S. van (Ed.). The Handbook of Virtue Ethics. Pp. 28-41 Durham, EUA: Acumen, 2014.

TSEKOURAKIS, Damianos. Studies in the Terminology of Early Stoic Ethics. Germany: Franz Steiner Verlag GmbH, 1974.

VALENTE, Milton. L’Éthique Stoïcenne chez Cicéron. Paris: Librarie Saint-Paul.

XENAKIS, Jason. Epictetus – philosopher-therapist. Netherlands: Martinus Nijhoff, 1969.

ZANUZZI, Inara. Epicteto e a Racionalidade parte-todo nas Diatribes. In Prometheus Journal of Philosophy, número 29 Janeiro-Abril/2019, p. 73-87.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Fontoura, F. (2022). KATHĒKONTA: A ÉTICA DO HOMEM COMUM. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (27), 69-83. https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10848