SCHOOL EDUCATION IN THE CONTEMPORARY PRISON SYSTEM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11543

Keywords:

School Education, Prison System, Social Reintegration

Abstract

This paper aims to reflect on school education in the contemporary prison system, highlighting the legal landmarks and official documents that express and guide the right to education in these non-formal spaces. To think about education in this context is to highlight the importance of education for the transforming process of the human being, that is, education has the function of promoting the social reintegration of the subject in the situation of deprivation of freedom. To develop this work we carried out a qualitative approach, supported by bibliographic and documental research. We concluded that promoting the accessibility of the person deprived of freedom is not only promoting social reintegration through education, but also promoting the exercise of citizenship regardless of the fact judged. In these terms, school education in the prison system has been a challenge for the social reintegration of the person deprived of freedom in contemporary times.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Reinaldo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social. Doutorando em Educação pela UFAM. Mestrado em Educação (2020), Especialista em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio (2019) e Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia (2021) ambas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Núcleo de Estudo de Linguagens (NEL-Amazônia), na linha de Estudos Indígenas. E membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (GEPEMFILO), na linha de Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia do Departamento de Filosofia da UFAM.  Bolsista FAPEAM. Orcid.org/0000-0002-9207-7886

Joana D'Arc Oris da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharelado em Serviço Social pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2008) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins (2018). Especialização em Docência no Ensino Superior e Educação Especial Inclusiva pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG (2018). Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Nilton Lins (2011). Membra do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEVI).

References

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0). Cadastro Nacional de Presos, Brasília: 2018. Disponível em: http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2018/08/987409aa856db291197e81ed314499fb.pdf. Acesso em: 22 ago. 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). Resolução CNPCP nº 03/2009. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a Oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Planalto Federal. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de março de 2009, Seção 1, pp. 22-23.

BRASIL. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). Resolução CNPCP nº 14/1994. Resolve fixar as Regras Mínimas para o Tratamento do Preso no Brasil. Planalto Federal. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de março de 1994, Seção 1.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Decreto nº 7.626, de 24 de novembro de 2011. Institui o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional (PEESP). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7626.htm. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Decreto nº 7.626, de 24 de novembro de 2011. Institui o Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional. Planalto Federal, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7626.htm. Acesso em: 01 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal (LEP). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CEB/CNE nº 02/2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Planalto Federal. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de maio de 2010, Seção 1, p. 20.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CEB/CNE nº 02/2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Planalto Federal. Diário Oficial da União, Brasília, 7 de maio de 2010, Seção 1, p. 28.

DEPEN. Departamento Penitenciário Nacional. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – INFOPEN, 2019. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMmU4ODAwNTAtY2IyMS00OWJiLWE3ZTgtZGNjY2ZhNTYzZDliIiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9. Acesso em: 12 jun. 2022.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

GARCIA, Fabiane Maia; SOUZA, Gerusa Moraes de. Educação Aos Privados de Liberdade no Amazonas: correntezas de um direito. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 9, ed. 4, p. 746-774, Out/Dez, 2019. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1032.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. O desafio da reintegração social do preso: uma pesquisa em estabelecimentos prisionais. In: Texto para discussão. – Brasília: Rio de Janeiro: IPEA, 2015.

MARTINS, Annie. Teatro na prisão como educação libertadora: diálogos entre a pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a estética do oprimido de Augusto Boal. Revista Amazônida, v. 5, n. 1, Manaus-AM, 2020, p. 1-15.

MENEZES, Reinaldo Oliveira; SILVA, Márcia Gama da; MENEZES, Dayane de Oliveira Rocha. Educação e Sistema Prisional: a ressocialização do preso por meio da educação na cidade de Manaus. Revista Humanides & Inovação, Palma, v. 8, n. 59, set. 2021.

NASCIMENTO, Lícia Beatriz; SALVATERRA, Adriana; FERNANDES, Maria Nilvane. A educação integral como função do pedagogo que atua na reintegração social do apenado assistido no Patronato Municipal de Apucarana. Notandum, ano XXV, n. 58, jan./abr. 2022.

ONOFRE, Elenice Maria C.; Menott, CAMILA Cardoso. Formação de Professores e Educação na Prisão: construindo saberes, cartografando perspectivas. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 09, n. 15, p. 149-162, ago./dez. 2016.

SILVA, Mazukyevicz Ramon Santos do Nascimento. Segurança Pública e Direitos Humanos: que pode a educação no contexto prisional? Revista USCS- Direito, ano XI. n. 19, jul/DEZ. 2010.

SILVA, Roberto da.; MOREIRA, Fabio Aparecido. Educação em prisões: apontamentos para um projeto político pedagógico. Congr. Intern. Pedagogia Social, July. 2012. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/26.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.

SILVEIRA, Ana Lúcia Nobre da, et al. Gestão colaborativa no contexto da educação prisional: limites e possibilidades dos processos formativos. Acta Scientiarum. Education, v. 43, e55830, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/55830/751375153093. Acesso em: 27 set. 2022.

Published

2022-12-31

How to Cite

Oliveira Menezes, R. ., & D’Arc Oris da Silva, J. . (2022). SCHOOL EDUCATION IN THE CONTEMPORARY PRISON SYSTEM. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 123-133. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11543