EDUCAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA PRISIONAL CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11543

Palavras-chave:

Educação Escolar, Sistema Prisional, Reintegração Social

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a educação escolar no sistema prisional contemporâneo. Destacando os marcos legais e documentos oficiais que expressam e orientam o direito à educação nestes espaços não formais. Pensar a educação neste contexto é destacar a importância da educação para o processo transformador do ser humano, ou seja, a educação tem a função de promover a reintegração social do sujeito em situação de privação de liberdade. Para o desenvolvimento deste trabalho temos como abordagem qualitativa, com o suporte das pesquisas bibliográfica e documental. Portanto, promover a acessibilidade da pessoa privada de liberdade, é promover não só a reintegração social via a educação, como promover o exercício da cidadania independente do fato julgado. Nestes termos, a educação escolar no sistema prisional tem sido um desafio para a reintegração social da pessoa privada de liberdade na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Reinaldo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social. Doutorando em Educação pela UFAM. Mestrado em Educação (2020), Especialista em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio (2019) e Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia (2021) ambas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Núcleo de Estudo de Linguagens (NEL-Amazônia), na linha de Estudos Indígenas. E membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (GEPEMFILO), na linha de Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia do Departamento de Filosofia da UFAM.  Bolsista FAPEAM. Orcid.org/0000-0002-9207-7886

Joana D'Arc Oris da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharelado em Serviço Social pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2008) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins (2018). Especialização em Docência no Ensino Superior e Educação Especial Inclusiva pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG (2018). Especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Nilton Lins (2011). Membra do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEVI).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Oliveira Menezes, R. ., & D’Arc Oris da Silva, J. . (2022). EDUCAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA PRISIONAL CONTEMPORÂNEO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 123-133. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11543