O PENSAMENTO COMPLEXO E AS IMPLICAÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA
Keywords:
Complexidade, Educação, TransdisciplinaridadeAbstract
Este artigo aborda aspectos referentes às formas como o paradigma cartesiano moderno influenciou e estruturou os sistemas educacionais atuais. Baseado nos pressupostos de Edgar Morin, apresenta argumentos que contribuem para a construção de uma nova forma de se ver e se pensar a educação, com vistas a uma racionalidade complexa. O artigo aponta para a necessidade de serem adotadas práticas transdisciplinares a partir da superação da fragmentação dos saberes, da simplificação da produção do conhecimento e da hiperespecialização.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Lina Cherobini, A., & José Martinazzo, C. (2018). O PENSAMENTO COMPLEXO E AS IMPLICAÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (5). Retrieved from https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3187
Issue
Section
EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE E PESQUISA