EDUCAÇÃO PARA O LAZER NO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7760

Keywords:

Leisure activities, Physical Education, Comic Books

Abstract

No Brasil, muitos alunos não gostam das aulas de Educação Física devido à repetição de conteúdos, organização curricular insatisfatória, entre outros fatores. Este trabalho objetivou avaliar a eficácia de uma proposta de aulas de Educação Física que contempla conteúdos de práticas corporais e a utilização de histórias em quadrinhos (HQ). Este estudo é qualitativo e foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. Dez aulas foram ministradas para uma turma de alunos do nono ano de uma escola pública da cidade de Piracicaba / SP / Brasil. Nossos achados apontam que a utilização de HQ como recurso didático é potente na medida em que retrata as experiências vividas pelos alunos, sentidas e mediadas por meio de seus conhecimentos “racionais” e “sensíveis” sobre as práticas corporais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cinthia Lopes da Silva, UNIMEP

Physical Education PhD at Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor at Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Silvio Rossi Filho, UNIMEP

Human Movement Sciences Master at UNIMEP. Physical Education teacher in Capivari-SP/Brazil public school.

Priscilla Pinto Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Physical Education PhD at Universidade de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba. Professor at Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Gisele Maria Schwartz, Universidade Estadual Paulista

Psycology PhD at Universidade de São Paulo (USP). Professor at Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Rio Claro).

Marcio Ferreira de Souza, UNIMEP

Human Movement Sciences PhD at UNIMEP. Physical Education teacher in Cosmópolis-SP/Brazil public school.

Adalberto dos Santos Souza, Universidade Federal de São Paulo

Physical Education PhD at UNICAMP. Professor at Universidade Federal de São Paulo – Guarulhos (UNIFESP-Guarulhos).

Adriano Scalzitti, UNIMEP

Education PhD at UNIMEP. Geography teacher in Piracicaba-SP/Brazil public school.

Rosiane Pillon, UNIMEP

Physical Education Graduate at UNIMEP. Master student in Human Movement Sciences Program – UNIMEP.

Luciene Ferreira da Silva, UNESP

Physical Education PhD at UNICAMP. Professor at Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
(UNESP-Bauru).

Ana Carolina Capellini Rigoni, UFES

Physical Education PhD at UNICAMP. Professor at Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

References

ARROYO, M. G.. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMOWICZ, A.; MOLL, J. (Org.). Para além do fracasso escolar. 6 ed. Campinas, SP: Papirus, 2003, p.11-26.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nnacionais. primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Retrieved from: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acess: Dec. 10, 2018.

BRASIL. A prática de esporte no Brasil. 2017. Retrieved from:

< http://arquivo.esporte.gov.br/diesporte/2.html >. Acess: May 11, 2017.

CARVALHO, L. A.; LOPES DA SILVA, C. O currículo do estado de São Paulo - Educação Física: considerações sobre a cultura corporal de movimento e o lazer. Revista Bras de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 3, p. 14-29, 2015.

COHEN, R. H. P. A lógica do fracasso escolar: psicanálise & educação. Rio de Janeiro: Contracapa, 2006.

DARIDO, S. D. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev Bras de Ed Física e Esporte, São Paulo, v.18, n.1, p. 61-80, jan./mar., 2004.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1994.

FERRÉS PRATS, J. Las pantallas y el cerebro emocional. Barcelona: Editorial Gedisa, 2014.

FORTES, M. O. et al. A Educação Física escolar na cidade de Pelotas, RS: contexto das aulas e conteúdos. Revista da Educação Física. UEM, Maringá, v. 23, n.1, p. 69-78, jan./mar., 2012.

FRONZA, M. As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 43-72, abr./jun. 2016.

LOPES DA SILVA, C. Una aplicación de cómics como recurso didáctico en las clases de Educación Física: un estudio a partir de la realidad brasileña. In: VI Congreso Redu, 2018, Ibarra - Equador. Libro de artículos VI Congreso Redu, 2018a. p. 272-279.

LOPES DA SILVA, C. Histórias em quadrinhos de super-heróis e educação para o lazer na Educação Básica. In: V Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em Diálogo, 2018, Piracicaba e Guarulhos. Anais do V Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em diálogo, 2018b. p. 40-42.

LOPES DA SILVA, C.; SCHWARTZ, G. M. ; SILVA, P. P. C. ; SILVA, L. F. ; RIGONI, A. C. C.; ROSSI FILHO, S. . Cultura corporal de movimento e histórias em quadrinhos nas aulas de Educação Física. In: 17a Mostra Acadêmica UNIMEP - 17º Congresso de Pós-graduação, 2019, Piracicaba. Anais 17a Mostra Acadêmica UNIMEP. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2019a. p. 101-101.

LOPES DA SILVA, C.; ROSSI FILHO, S. ; RIGONI, A. C. C. ; SILVA, L. F. ; SILVA, P. P. C. ; SCHWARTZ, G. M. . Education for leisure and the use of comic books in Physical Education classes. In: BRICSCESS 2019, 2019, África do Sul. BRICSCESS Abstracts. África do Sul: The South African Journal of Sports Medicine, 2019b. p. 52-52.

LOPES DA SILVA, C.; ROSSI FILHO, S.; SILVA, P. P. C. ; SCHWARTZ, G. M.; SOUZA, M. F.; SOUZA, A. dos S.; SCALZITTI, A.; PILLON, R SILVA, L. F.; KIRNER, C.; RIGONI, A. C. C. Relatório de pesquisa I – Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo, 2019c.

MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 12 ed. Campinas: Papirus, 2004.

MINAYO, M.C.S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 9-29.

MIRANDA, G. Maioria dos brasileiros está longe dos esportes. Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo. Oct. 11, 2011. Retrieved from: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/988834-maioria-dos-brasileiros-esta-longe-dos-esportes.shtml. Acess: Jan. 18, 2013.

NAVARRO, L. et al. A dificuldade de aprendizagem e o fracasso escolar. Journal of Research in Special Educational Needs, London, v. 16 (S1), p. 46-50, 2016.

OLIVEIRA, R. C. Na ‘periferia’ da quadra - Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. 2010. Tese (Doutorado em Educação Física). Departamento de Educação Física, UNICAMP, Campinas, 2010.

TENÓRIO, J. G.; SILVA, C. L. da. Educação Física Escolar e a não participação dos alunos nas aulas. Ciência em Movimento - Educação e Direitos Humanos, Porto Alegre, v. 15, n. 31, p. 71-80, 2013.

Downloads

Published

2020-12-14

How to Cite

Lopes da Silva, C., Rossi Filho, S., Pinto Costa da Silva, P., Schwartz, G. M., Ferreira de Souza, M., dos Santos Souza, A., Scalzitti, A., Pillon, R., Ferreira da Silva, L., & Capellini Rigoni, A. C. (2020). EDUCAÇÃO PARA O LAZER NO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (24), 196-210. https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7760