EDUCAÇÃO PARA O LAZER NO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7760Keywords:
Leisure activities, Physical Education, Comic BooksAbstract
No Brasil, muitos alunos não gostam das aulas de Educação Física devido à repetição de conteúdos, organização curricular insatisfatória, entre outros fatores. Este trabalho objetivou avaliar a eficácia de uma proposta de aulas de Educação Física que contempla conteúdos de práticas corporais e a utilização de histórias em quadrinhos (HQ). Este estudo é qualitativo e foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. Dez aulas foram ministradas para uma turma de alunos do nono ano de uma escola pública da cidade de Piracicaba / SP / Brasil. Nossos achados apontam que a utilização de HQ como recurso didático é potente na medida em que retrata as experiências vividas pelos alunos, sentidas e mediadas por meio de seus conhecimentos “racionais” e “sensíveis” sobre as práticas corporais.
Downloads
References
ARROYO, M. G.. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. In: ABRAMOWICZ, A.; MOLL, J. (Org.). Para além do fracasso escolar. 6 ed. Campinas, SP: Papirus, 2003, p.11-26.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nnacionais. primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Retrieved from: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acess: Dec. 10, 2018.
BRASIL. A prática de esporte no Brasil. 2017. Retrieved from:
< http://arquivo.esporte.gov.br/diesporte/2.html >. Acess: May 11, 2017.
CARVALHO, L. A.; LOPES DA SILVA, C. O currículo do estado de São Paulo - Educação Física: considerações sobre a cultura corporal de movimento e o lazer. Revista Bras de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 3, p. 14-29, 2015.
COHEN, R. H. P. A lógica do fracasso escolar: psicanálise & educação. Rio de Janeiro: Contracapa, 2006.
DARIDO, S. D. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev Bras de Ed Física e Esporte, São Paulo, v.18, n.1, p. 61-80, jan./mar., 2004.
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1994.
FERRÉS PRATS, J. Las pantallas y el cerebro emocional. Barcelona: Editorial Gedisa, 2014.
FORTES, M. O. et al. A Educação Física escolar na cidade de Pelotas, RS: contexto das aulas e conteúdos. Revista da Educação Física. UEM, Maringá, v. 23, n.1, p. 69-78, jan./mar., 2012.
FRONZA, M. As possibilidades investigativas da aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos. Educar em Revista, Curitiba, n. 60, p. 43-72, abr./jun. 2016.
LOPES DA SILVA, C. Una aplicación de cómics como recurso didáctico en las clases de Educación Física: un estudio a partir de la realidad brasileña. In: VI Congreso Redu, 2018, Ibarra - Equador. Libro de artículos VI Congreso Redu, 2018a. p. 272-279.
LOPES DA SILVA, C. Histórias em quadrinhos de super-heróis e educação para o lazer na Educação Básica. In: V Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em Diálogo, 2018, Piracicaba e Guarulhos. Anais do V Colóquio Educação Física e Ciências Sociais em diálogo, 2018b. p. 40-42.
LOPES DA SILVA, C.; SCHWARTZ, G. M. ; SILVA, P. P. C. ; SILVA, L. F. ; RIGONI, A. C. C.; ROSSI FILHO, S. . Cultura corporal de movimento e histórias em quadrinhos nas aulas de Educação Física. In: 17a Mostra Acadêmica UNIMEP - 17º Congresso de Pós-graduação, 2019, Piracicaba. Anais 17a Mostra Acadêmica UNIMEP. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2019a. p. 101-101.
LOPES DA SILVA, C.; ROSSI FILHO, S. ; RIGONI, A. C. C. ; SILVA, L. F. ; SILVA, P. P. C. ; SCHWARTZ, G. M. . Education for leisure and the use of comic books in Physical Education classes. In: BRICSCESS 2019, 2019, África do Sul. BRICSCESS Abstracts. África do Sul: The South African Journal of Sports Medicine, 2019b. p. 52-52.
LOPES DA SILVA, C.; ROSSI FILHO, S.; SILVA, P. P. C. ; SCHWARTZ, G. M.; SOUZA, M. F.; SOUZA, A. dos S.; SCALZITTI, A.; PILLON, R SILVA, L. F.; KIRNER, C.; RIGONI, A. C. C. Relatório de pesquisa I – Lazer, educação e tecnologia: construção de histórias em quadrinhos em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo, 2019c.
MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 12 ed. Campinas: Papirus, 2004.
MINAYO, M.C.S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 9-29.
MIRANDA, G. Maioria dos brasileiros está longe dos esportes. Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo. Oct. 11, 2011. Retrieved from: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/988834-maioria-dos-brasileiros-esta-longe-dos-esportes.shtml. Acess: Jan. 18, 2013.
NAVARRO, L. et al. A dificuldade de aprendizagem e o fracasso escolar. Journal of Research in Special Educational Needs, London, v. 16 (S1), p. 46-50, 2016.
OLIVEIRA, R. C. Na ‘periferia’ da quadra - Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. 2010. Tese (Doutorado em Educação Física). Departamento de Educação Física, UNICAMP, Campinas, 2010.
TENÓRIO, J. G.; SILVA, C. L. da. Educação Física Escolar e a não participação dos alunos nas aulas. Ciência em Movimento - Educação e Direitos Humanos, Porto Alegre, v. 15, n. 31, p. 71-80, 2013.