OS MORLOCKS NA PERSPECTIVA DE OPRIMIDOS E OS DIÁLOGOS COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7772

Palavras-chave:

Morlock, X-Men, Paulo Freire, Opressão, Educação

Resumo

Esse texto visa relacionar o retrato de opressão presente em Massacre de Mutantes (Marvel, 1986) com os estudos de Paulo Freire. Comparando o comportamento dos mutantes conhecidos como Morlocks, conseguimos relacioná-los aos oprimidos da obra de Freire. A análise encontrou aproximações entre as obras citadas, pois os X-Men da obra de Freire são os que, por não compartilharem da mesma cultura, ou da mesma situação econômico-educacional, acabam sendo excluídos e oprimidos. Concluímos que nos completamos,
aprendemos e crescemos, na diversidade, o que podemos alcançar por meio do diálogo, da problematização e da escuta.

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Biografia do Autor

Cintia C. Maciel Neves, Universidade La Salle

Discente do curso de Pedagogia na Universidade La Salle.

Gelson Weschenfelder, Universidade Feevale

Pós doc no PPG em Processos e Manifestações Culturais, na Universidade Feevale. Doutor/Mestre em Educação.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade La Salle, Doutora em Educação pela Universidade LaSalle.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

C. Maciel Neves, C., Weschenfelder, G., & Jung, H. S. (2020). OS MORLOCKS NA PERSPECTIVA DE OPRIMIDOS E OS DIÁLOGOS COM A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (24), 155-164. https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7772