INSPIRAÇÃO DELEUZIANA: SOBRE O APRENDER E A DECEPÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8777

Palavras-chave:

Aprender, Decepção, Deleuze

Resumo

A problemática do aprender atravessa algumas obras de Gilles Deleuze, mesmo que ele não tenha convocado essa questão para a educação e seus ruídos práticos. Saindo das leituras formalistas e psicologizantes, o aprender para ele passa por movimentos sombrios que estão para além de um estado consciente e linear. O aprender teria como via prioritária o intelecto, as objetividades, as regras e os modos definidos que levem para algum lugar? Contrariando o senso comum pedagógico pragmático, por meio de inspirações filosóficas deleuzianas, o argumento que se desenha neste ensaio é que há uma decepção descontínua no aprendizado que convoca paradoxalmente outras formas criativas de pensar o problema quando o corpo se põe à espreita. O texto é inspirando em obras do período intermediário do pensador, tendo como foco Proust e os signos (2010), argumentando que o aprender está em uma complexa relação com o que difere no corpo violentado pelas disparações do fora, insuflado em meios aos perceptos que arrastam sensivelmente o corpo para esferas desconhecidas, implicando olhar o caos, assim como pensar e o sentir e o fabular.

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Biografia do Autor

Dhemersson Warly Santos Costa, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará.

Maria dos Remédios de Brito, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, atua no Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma Instituição.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Santos Costa, D. W., & Brito, M. dos R. de. (2021). INSPIRAÇÃO DELEUZIANA: SOBRE O APRENDER E A DECEPÇÃO . APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 84-93. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8777