ENTREVISTA - ZENITA CUNHA GUENTHER: FILOSOFIA, PSICOLOGIA E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE DOTADOS E TALENTOSOS NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10045

Palabras clave:

Entrevista

Resumen

Nesta entrevista, o leitor encontrará o olhar singular e dinâmico da renomada psicóloga Zenita Guenther sobre o trabalho que ela desenvolveu em prol da educação de crianças e jovens dotados e talentosos no Brasil. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zenita Cunha Guenther, UFMG

É doutora em Psicologia da Educação e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela Universidade South Florida. Há 40 anos vem se dedicando à pesquisa em Educação Especial para Dotados e Talentosos e à formação de professores em todos os níveis de ensino. Autora de 23 livros e mais de cem artigos publicados no Brasil e no exterior. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Idealizadora do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), que fundou, em 1993, em Lavras, Minas Gerais, desenvolvendo atividades visando a estimular o talento em milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Orientadora e consultora para implantação de mais CEDET´S pelo Brasil.

Rosemeire de Araújo Rangni, UFSCar

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

É Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2005). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. É líder do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH-UFSCar) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais (UNIRIO). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA), Membro do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão (GIEI - UNIRIO) e Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD).

 

Josilene Domingues Santos Pereira, UFSCar/IFBA

É Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2006). Graduou-se em Licenciatura em Letras Modernas (2000) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É professora do Instituto Federal da Bahia- campus Vitória da Conquista e Pós-Graduada em Alfabetização (2002), em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2015), em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (2017). Coordenou o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no IFBA e também coordenou o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE). É membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH), vinculado à Universidade Federal de São Carlos.

Fabiana Oliveira Koga, FAIP

É doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília (2019). Mestre em Educação pela mesma Universidade (2015). Graduou-se em Instrumento Piano (2006) e em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração em São Paulo (2016). Atualmente é professora da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP). Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Paulista (2013).  É autora do livro Precocidade e Superdotação Musical e autora, com o apoio da FAPESP, do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais – PSHM. É membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH), vinculado à Universidade Federal de São Carlos. 

Citas

GUENTHER, Zenita Cunha. Capacidade e talento: Um programa para a Escola. São Paulo: Ed. EPU, 2006.

GUENTHER, Zenita Cunha. Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET. Revista Educação Especial. Santa Maria, v 1, n. 30, 2007, p. 1-9. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054. Acesso em: 01 abr. 2021.

GUENTHER, Zenita Cunha. Caminhos para desenvolver potencial e talento. Lavras: Ed. UFLA, 2011. 220p.

GUENTHER, Zenita Cunha. Crianças dotadas e talentosas... não as deixe esperar mais. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

GUENTHER, Zenita Cunha. Quem são os alunos dotados? Reconhecer dotação e talento na escola. In: MOREIRA, Laura Ceretta; STOLTZ, Tania. (orgs.). Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012, p. 63 – 94.

Publicado

2021-12-21

Cómo citar

Guenther, Z. C. ., Rangni, R. de A. ., Pereira, J. D. S. ., & Koga, F. O. . (2021). ENTREVISTA - ZENITA CUNHA GUENTHER: FILOSOFIA, PSICOLOGIA E EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE DOTADOS E TALENTOSOS NO BRASIL. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 14-25. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10045