DEPRESSÃO, SUICÍDIO E HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE CORUMBÁ E LADÁRIO – MS.
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i28.10640Palabras clave:
Adolescência, Depressão, Habilidades Sociais, EscolaResumen
A grande incidência de adolescentes com depressão, ideação suicida, tentativa de suicídio e suicídio em todo o mundo vem se apresentando como uma das principais causas de doença e incapacidade. Múltiplos fatores determinam a saúde mental de um estudante. O objetivo desse artigo é descrever os indicadores de depressão, suicídio e habilidades sociais em estudantes do ensino médio no ambiente escolar. O estudo de caso investigou indicadores sobre a depressão, relacionados a habilidades sociais e ideação suicida no contexto escolar. Foi desenvolvido com base na pesquisa social e o tipo de abordagem é fenomenológico, trata-se de uma pesquisa que emprega técnicas quantitativa, qualitativa e descritiva por meio da pesquisa de campo, realizada no ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário socioacadêmico e dois testes psicológicos. Diante dos resultados da pesquisa percebeu-se que 60% da amostra apresentou algum indicador de depressão. Então, foi identificada que quanto menor a frequência dos comportamentos, maior é a dificuldade e menos elaborado é o repertório de habilidades sociais dos adolescentes. Portanto, o ambiente escolar pode ser mais um local para desenvolver as habilidades sociais do estudante e trabalhar com programas de prevenção a depressão e suicídio.
Descargas
Citas
BAHLS, S. C. Aspectos Clínicos da Depressão em Crianças e Adolescentes. Jornal de Pediatria, (Rio J.) vol.78, n.5, Porto Alegre set./out. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572002000500004 . Acesso em: 20 de Março de 2019.
BOTEGA, J. N, WERLANG, G.S.B, SILVA CAIS, F. C, KOTHER MACEDO, M.M. Prevenção do comportamento suicida. Revista Psico, PUCRS, v. 37, n. 3, p. 213-220, Porto Alegre, set./dez. 2006. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1442 Acesso em: 15 de agosto de 2019.
BRASIL. MS – Ministério da Saúde; ME – Ministério da Educação. Caderno do Gestor do PSE. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. p. 68. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_gestor_pse.pdf. Acesso em: 12 de Agosto de 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. (2019) Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/depressao. Acesso em: 12 de Março de 2019.
CABALLO, V. E. Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. São Paulo: Livraria Santos Editora, 2003, p. 405.
CAMPOS, J. R.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Depressão na Adolescência: habilidades sociais e variáveis sociodemograficas como fatores de risco/proteção Estudos e Pesquisas em Psicologia, v.4, n.2, p. 408-428, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451844508003. Acesso em: 20 de Março de 2019.
CFP- Conselho Federal de Psicologia. O Suicídio e os Desafios para a Psicologia / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Suicidio-FINAL-revisao61.pdf. Acesso em 14 de Julho de 2019.
CORIA-SABINI, A. M. Psicologia do Desenvolvimento. Ed. Ática, 2 ed., 1998, p. 167.
CORREIA, M. (org). Psicologia e Escola: Um parceria necessária. Ed. Alínea, 2 ed. 2009, p. 145.
CLAUDINO, J; CORDEIRO, R. ARRIAGA, M. Depressão e suporte social em adolescentes e jovens adultos. Um estudo realizado junto de adolescentes pré-universitários. Revista Millenium, Educação, Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, n. 32, p. 11, Fev. 2006. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8402. Acesso em: 01 de junho de 2019.
Cória-Sabini (1998
DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Psicologia das Habilidades Sociais: Terapia e Educação. Petrópolis: Vozes, Ed. 3. 2002, p. 210.
DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Relações interpessoais e habilidades sociais na educação. (2006). Texto online disponibilizado em dezembro de 2006 em: http.www.rihs.ufscar.br. Acesso em : 13/01/2020.
DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, Ed. 7. 2008, p.231.
DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del Prette): Manual de aplicação e apuração e aplicação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015, p. 74.
DURKHEIM, E. O Suicídio: Estudo de Sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 515.
FERREIRA, H.; CASSIOLATO, M.; GONZALEZ, R. Uma experiência de desenvolvimento metodológico para avaliação de programas: o modelo lógico do programa segundo tempo. In: UCHOA, Carlos Eduardo. Elaboração de indicadores de desempenho institucional. Brasília:
ENAP/DDG, 2013, p. 36.
GORENSTEIN, C; PANG, W.Y; ARGIMON, I.L; WERLANG, B. S. G. Manual Inventário de Depressão de Beck-II. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011, p. 156.
LAVILLE, C., DIONNE, J. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri, Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999, p. 339.
MARTINS, A. G; THEOPHILO, R. C. Metodologia da investigação cientifica para as ciências sociais aplicadas. 2. Ed. São Paulo; Atlas, 2009, p. 264.
OMS – Organização Mundial da Saúde. Prevenção do Suicídio: manual para professores e educadores. Transtornos Mentais e Comportamentais. Departamento De Saúde Mental. Genebra (2000). Tradução Sabrina Stefannelo e Neury José Botega, Campinas – SP. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/66801/WHO_MNH_MBD_00.3_por.pdf;jsessionid=0240E9616E50382F4BB4F5AAEFC12AEA?sequence=5. Acesso em: 20 de Março de 2019
OMS – Organização Mundial da Saúde. Prevenção do Suicídio. Um recurso para conselheiros. (2006). Disponível em: https://www.who.int/mental_health/media/counsellors_portuguese.pdf. Acesso em: 05 de agosto de 2019.
OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde; OMS – Organização Mundial da Saúde. Folha informativa saúde mental dos adolescentes. (2018a) Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5779:folha-informativa-saude-mental-dos-adolescentes&Itemid=839. Acesso em: Acesso em: 20 de Março de 2019
OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde; OMS – Organização Mundial da Saúde. Folha informativa suicídio. (2018b) Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5671:folha-informativa-suicidio&Itemid=839. Acesso em: Acesso em: 20 de Março de 2019.
OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde; OMS – Organização Mundial da Saúde. Folha informativa de Depressão. (2018c). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5635:folha-informativa-depressao&Itemid=1095. Acesso em: Acesso em: 20 de Março de 2019
PAPALIA, E.D.; FELDMAN, D.R. Desenvolvimento Humano. Editora Artmed, 12 ed. 2013, p. 800.
RIBEIRO, S.C.K.; MEDEIROS, S.C.; COUTINHO, L. P, M.; CAROLINO; G.C.Z. Representações sociais e sofrimento psíquico de adolescentes com sintomatologia depressiva. Psicologia teoria pratica, v.14, n.3, São Paulo dez. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872012000300002.Acesso em: 08 de junho de 2019.
SAMPAIO, L. R; CAMINO, C.P.S; ROAZZI, A. Revisão de Aspectos Conceituais, Teóricos e Metodológicos da Empatia. Psicologia Ciência e Profissão, v. 29 n.2, p. 212-227, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v29n2/v29n2a02.pdf .Acesso em: 03 de abril de 2020.
SOUZA, S. G.; SANTOS, P. S. M.; SILVA, P. T. A., PERRELLI, A. G. J.; SOUGEY, B. E. Revisão de literatura sobre suicídio na infância. Ciência & Saúde Coletiva. v. 22, n. 9, setembro, 2017, p. 3099-3110. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=63052677030. Acesso em: 20 de Março de 2019.
Teixeira et al (2013),
TOMAS, A. C. T; CARVALHO, M.R. Treino Assertivo para a depressão: Uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v.10, n.2, Rio de Janeiro, dez. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872014000200006. Acesso em: 03 de Abril de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.