SISTEMAS PRISIONAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS EM CONTEXTO DE RECLUSÃO EM PORTUGAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11565

Palabras clave:

Prisões, Educação, Jovens adultos, Campus virtual

Resumen

O acesso ao conhecimento, nomeadamente, através da educação e da formação, como agente de inclusão social e digital está na lista de prioridades de diversos organismos internacionais e a preocupação com grupos minoritários, como a população prisional é uma realidade incontornável. A este respeito a literatura também tem sido clara na demonstração de como a educação é fundamental para responder às necessidades daqueles que se encontram no limiar da exclusão social, em risco e vulnerabilidade. Este será um caminho para aumentar a justiça social e reduzir a discriminação através da frequência de cursos de educação e formação. Neste texto procura-se fazer uma breve revisitação histórica da atividade educativa nos presídios em Portugal, com especial destaque para a recente iniciativa desenvolvida pela Universidade Aberta portuguesa, em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, relacionada com a criação do Campus Virtual Educonline@pris que se assume como uma academia de formação e educação digital. Pedagogicamente assente no modelo desta instituição apresenta-se, ainda, o desenho de um programa de formação que irá ser desenvolvido num presídio português de jovens adultos reclusos na área das competências e cidadania digital.

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Biografía del autor/a

José António Moreira, Universidade Aberta de Portugal; Universidade de Coimbra/Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor Associado com Agregação do Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta de Portugal. Investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

Séfora Silva , Universidade de Coimbra/Porgugal

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Investigadora no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra.

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Moreira, J. A., & Silva , S. . (2022). SISTEMAS PRISIONAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS EM CONTEXTO DE RECLUSÃO EM PORTUGAL. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 93-104. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11565