QUANDO A RELIGIÃO VAI À ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12335Palabras clave:
Educação, Religião, Espaço Público, Movimentos Missionários, Ensino de SociologiaResumen
Este trabalho propõe analisar a presença da religião em alguns espaços públicos educacionais. Por meio da metodologia da observação participante identificamos dois momentos que se articulam entre si: a influência da Escola sem Partido ao longo dos estágios docentes do curso de Ciências Sociais Licenciatura em Campos dos Goytacazes; e a presença de movimentos missionário cristãos, originários dos EUA, que visam influenciar a juventude estudantil evangélica a uma transformação social, nacional e mundial, no espaço universitário. Tais descrições nos traz questionamentos sobre os desafios e perspectivas da formação docente nos voltando, novamente, para a discussão entre ciência, religião e política. Sendo assim, o presente trabalho nos traz muitas interrogações sobre algumas questões que perpassam a questão religiosa e são pertinentes ao debate educacional. Diante da organização e expressões de fé demarcados por discursos e ações de estudantes visamos trazer breves reflexões sobre o ensino de Sociologia no cotidiano escolar e despertar atenção para a presença de movimentos religiosos no espaço universitário.
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