“A GENTE CONSEGUE FALAR SOBRE TUDO, MAS QUANDO CHEGA NA RELIGIÃO, É PISAR EM OVOS”: FORMAS DE SUPERAR O PRECONCEITO E A INTOLERÂNCIA COM AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12427Palabras clave:
preconceito, religiões africanas, colonialidadeResumen
O preconceito e a intolerância com as religiões de matriz africana foram construídos no contexto da colonização e atualizam-se cotidianamente por meio da colonialidade. O artigo objetiva analisar o que professores negros têm feito para superar essa realidade. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores negros, militantes da causa negra, que atuam em escolas públicas. A análise mostrou que esses professores desenvolvem várias estratégias com vistas à desconstrução do preconceito e da intolerância.
Descargas
Citas
BHABHA, Homi K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, mar. 2012.
CANDAU, Vera Maria F. Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 33-41, jan./abr. 2014.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Os conteúdos étnico-raciais na educação brasileira: práticas em curso. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 67-84, mar. 2013.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; RÉGIS, Kátia Evangelista; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Lugar da educação das relações étnico-raciais nos projetos político-pedagógicos de duas escolas paraenses. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 11, p. 01-24, E-location 020129, 2021.
CONSTANTINO, Francisca de Lima. Diálogos e tensões: o olhar de professoras negras e brancas sobre a constituição da identidade negra no contexto escolar. São Carlos/SP: Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas. Programa de pós-graduação em educação, 2014. (Tese de doutorado).
GOMES, Nilma Lino. O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 33, n. 59, p. 435-454, mai./ago. 2021.
GROSFOGUEL, RAMÓN. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 115-147, mar. 2008.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.
LEISTNER, Rodrigo Marques. Marginais, prostitutas e capetas urbanos: um olhar pós-colonial sobre a quimbanda e outras identidades afro-religiosas. Revista de Ciências Sociais. Campo Grande, UFMS, n. 18, a. 9. p. 1-22, jun. 2016.
MAGALHÃES, Magna Lima. Associativismo negro no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017.
MOREIRA, Jorge Felipe Fonseca; FERREIRA, Nilda Teves. Da proibição a institucionalização: o processo de ressignificação da capoeira. Educação Física em Revista, v.2, n. 1, 2008.
MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de Hoje. São Paulo: Global, 2006.
PEREIRA, Ana Lúcia; CARDOSO, Inara Fernanda Luiz. A história da áfrica e da cultura afro-brasileira nas escolas municipais da cidade de Palmas – Tocantins: repercussões e tensões da lei e das diretrizes. Revista Esmat, Palmas, a. 4, n. 4, p. 67-93, jan/dez 2012.
PONCE, Branca Jurema; FERRARI, Alice Rosa de Sena. Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, e2219390, p. 1-20, 2022.
PRANDI, Reginaldo. Referências sociais das religiões afro-brasileiras: sincretismo, branqueamento, africanização. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 151-167, jun. 1998.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005. p. 107-130.
SILVA, Vagner Gonçalves da. Neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras: Significados do ataque aos símbolos da herança religiosa africana no Brasil contemporâneo. Mana, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 207-236, abr. 2007.
WALSH, Catherine. Estúdios (inter)culturales en clave de-colonial. Tabula Rasa, Bogotá, n. 12, p. 209-227, jan./jun. 2010.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonilidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global. Joaçaba. v. 15, n. 1-2, p. 61-74, 2012.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder: un pensamento y posicionamento ‘outro’ desde la diferencia colonial. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (ed.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del hombre editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Univeridad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 47-62.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.