Cartas da pandemia: narrativas de estudantes de pedagogia sobre sua formação em território semiárido
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i30.12741Palabras clave:
Narrativa (auto)biográfica, Formação, Pedagogia, PandemiaResumen
Este artigo visa analisar a narrativa (auto)biográfica de estudantes de Pedagogia em uma universidade pública da região do Vale do São Francisco, localizada no território de Petrolina-PE em contexto de pandemia da COVID-19. Para refletir sobre a formação a partir da escrita de si, pautamo-nos, teórica e metodologicamente, em Heidegger, Josso, Freire, Ribeiro, Passeggi, Sousa e Lima. Neste artigo, comtempla-se respostas referentes à como os estudantes se sentiram no processo de formação docente em meio a pandemia e o que esperavam do futuro. A turma do curso de Pedagogia era composta por 19 estudantes, deste total, 17 participaram da atividade da escrita da carta a si. Como estratégia de análise, utilizou-se o método do círculo hermenêutico “heideggeriano”. Assim, as informações foram organizadas em três temas de sentido, sendo: saúde mental na pandemia; ensino remoto versus ensino presencial; e planejamento de carreira. Percebeu-se, por meio das cartas, a preocupação quanto ao ensino remoto, assim como os planos de futuro, com intenção contribuir socialmente para uma educação humana e facilitadora de aprendizagens. Notou-se, ainda, que os estudantes refletiram sobre o bem-estar na profissão, buscando o sentido de suas ações, além de demarcarem o suporte financeiro, emocional, familiar e formativo.
Descargas
Citas
ANASTÁCIO, Zelia Ferreira Caçador; ANTÃO, Celeste; CRAMÊS, Maria Luísa. Professores/educadores em pandemia Covid19: percepções de saúde, rotinas pessoais e competências profissionais. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 37, n. 117, p. 24–37, 2022. DOI: 10.21527/2179-1309.2022.117.13000. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/13000. Acesso em: 4 jun. 2023.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Experiência e alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 04–27, 2011. Acessado em 31 de julho de 2022. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444
CLARO, Ana Lúcia de; SILVA, Lisandra Babireski Barcia da; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Prática educativa: reflexão do professor na perspectiva freiriana no contexto da pandemia: educational. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 37, n. 116, p. 76–89, 2022. DOI: 10.21527/2179-1309.2022.116.12670. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12670. Acesso em: 4 jun. 2023 .
DOSEA, Giselle Santana; SILVA, Elisangela Andrade; OLIVEIRA, Ana Maria dos Santos. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessário à prática educativa. 51.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo – parte I. Trad. Marcia de Sá Cavalcante. RJ: Vozes, 2012.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir
da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3, v. 63, p. 413-438, set./dez. 2007.
RIBEIRO, Marcelo S. de S.; SOUSA, Clara M. M. de.; LIMA, Emanoela S.. Educação em Tempos de Pandemia: registros polissêmicos do visível e invisível. Petrolina - PE: Univasf, 2020. (p. 103 - 106)
LIMA, Emanoela Souza. Identidade em constante form-ação: uma leitura arendtiana por meio da narrativa de docentes baianas no âmbito da pesquisa-formação. 2022. 205 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Petrolina, Petrolina - PE, 2022. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~tcc/000027/0000275c.pdf. Acesso em: 5 maio 2022.
NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. 2009. Acessado 20 de janeiro de 2022. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf
PASSEGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 3, n. 3, 2009. Acessado em 31 de julho de 2022. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50
SOBRAL, Catarina; CAETANO, Ana Paula; FREIRE, Isabel. Emoções e ética na formação de formadores: a complexidade em ação. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 33, n. 106, p. 119–138, 2018. DOI: 10.21527/2179-1309.2018.106.119-138. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7847. Acesso em: 4 jun. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.