A PRÁTICA DE RELIGIOSIDADES NA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO – APAC E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12779

Palabras clave:

Religiosidades, Processos Educativos, APAC

Resumen

O artigo que se apresenta tem como intenção identificar e analisar os processos educativos que decorrem da prática social das religiosidades que acontece em uma unidade da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC – no estado de Minas Gerais/MG. Trata-se de estudo de natureza qualitativa que utiliza como recursos de coleta de dados a entrevista, a observação participativa e anotações em diários de campo. Os achados foram analisados à luz de estudos no campo da educação e da educação em prisões. Os resultados sinalizam a proposta apaqueana como possibilidade e alternativa para suavizar a vida na prisão, por suas práticas mais humanizadas e que a prática das religiosidades pode contribuir para uma convivência mais harmônica entre os recuperandos, os funcionários e voluntários, mas se coloca como forma de poder que dociliza os corpos aprisionados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elenice Maria Cammarosano Onofre , UFSCar

Doutora em Educação Escolar, UNESP – Araraquara, SP. Coordenadora do EduCárceres/UFSCar. Docente do PPGE – UFSCar, São Carlos – SP.

Maximiliana Martins Nogueira, UFSCar

Mestre em Educação, UFSCar, São Carlos – SP. 

Citas

BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.

BOFF, Leonardo. O Senhor é meu Pastor: consolo divino para o desamparo humano. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A canção das sete cores: educando para a paz. São Paulo: Contexto, 2005.

BRASIL. Lei de Execução Penal. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em 05 de agosto de 2014 às 17h54.

FERREIRA, Valdeci Antônio. Entrevista concedida a Autora (XXX). Itaúna – Minas Gerais, 29 de outubro de 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar. A escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 1999.

MINAS GERAIS. A execução penal à luz do método APAC. Belo Horizonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, 2011.

OLIVEIRA, Maria Waldenez et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues. Processos Educativos em Práticas Sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 29 – 46.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51 – 69, Jan./Mar. 2013.

OTTOBONI, Mário. Ninguém é irrecuperável: APAC: a revolução do sistema penitenciário. 2 ed. São Paulo: Cidade Nova, 2001.

QUIROGA, Ana Maria. Religiões e Prisões no Rio de Janeiro: presença e significados. Revista ISER (Instituto de Estudos da Religião), nº 61, p. 13– 21. Ano 24, 2005.

VARGAS, Laura Jimena Ordóñez. É possível humanizar a vida atrás das grades? Uma etnografia do Método APAC de gestão carcerária. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social), Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

Publicado

2023-06-28

Cómo citar

Onofre , E. M. C. ., & Nogueira, M. M. . . (2023). A PRÁTICA DE RELIGIOSIDADES NA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO – APAC E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 212-221. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12779

Número

Sección

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO