A PRÁTICA DE RELIGIOSIDADES NA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AO CONDENADO – APAC E SEUS PROCESSOS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12779Palabras clave:
Religiosidades, Processos Educativos, APACResumen
O artigo que se apresenta tem como intenção identificar e analisar os processos educativos que decorrem da prática social das religiosidades que acontece em uma unidade da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC – no estado de Minas Gerais/MG. Trata-se de estudo de natureza qualitativa que utiliza como recursos de coleta de dados a entrevista, a observação participativa e anotações em diários de campo. Os achados foram analisados à luz de estudos no campo da educação e da educação em prisões. Os resultados sinalizam a proposta apaqueana como possibilidade e alternativa para suavizar a vida na prisão, por suas práticas mais humanizadas e que a prática das religiosidades pode contribuir para uma convivência mais harmônica entre os recuperandos, os funcionários e voluntários, mas se coloca como forma de poder que dociliza os corpos aprisionados.
Descargas
Citas
BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de transformação. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.
BOFF, Leonardo. O Senhor é meu Pastor: consolo divino para o desamparo humano. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A canção das sete cores: educando para a paz. São Paulo: Contexto, 2005.
BRASIL. Lei de Execução Penal. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em 05 de agosto de 2014 às 17h54.
FERREIRA, Valdeci Antônio. Entrevista concedida a Autora (XXX). Itaúna – Minas Gerais, 29 de outubro de 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar. A escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 1999.
MINAS GERAIS. A execução penal à luz do método APAC. Belo Horizonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, 2011.
OLIVEIRA, Maria Waldenez et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues. Processos Educativos em Práticas Sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014, p. 29 – 46.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51 – 69, Jan./Mar. 2013.
OTTOBONI, Mário. Ninguém é irrecuperável: APAC: a revolução do sistema penitenciário. 2 ed. São Paulo: Cidade Nova, 2001.
QUIROGA, Ana Maria. Religiões e Prisões no Rio de Janeiro: presença e significados. Revista ISER (Instituto de Estudos da Religião), nº 61, p. 13– 21. Ano 24, 2005.
VARGAS, Laura Jimena Ordóñez. É possível humanizar a vida atrás das grades? Uma etnografia do Método APAC de gestão carcerária. 2011. Tese (Doutorado em Antropologia Social), Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.