Família, escola e psicanálise: ideais de família e saúde mental nos contextos educativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14037

Palabras clave:

Família, Escola, Psicanálise, Saúde Mental, Método Clínico

Resumen

Este artigo apresenta um projeto de pesquisa clínica qualitativa, que busca compreender a função da família, seu caráter de transmissão, no que se refere à constituição subjetiva da criança, considerando as profundas transformações contemporâneas das instituições, inclusive da família. Propomos uma discussão sobre a temática em articulação com a educação, abordando-a no contexto social e avançando para perspectiva psicanalítica. Notamos que a noção de função da psicanálise pode nos fazer avançar teórica e clinicamente na tentativa de superar modelos parentais ou de comportamentos que supostamente pudessem garantir um desenvolvimento adequado à criança, permitindo a problematização dos ideais de família marcantes em nosso imaginário social e a reflexão sobre seus possíveis impactos na saúde mental dos aprendentes, familiares e educadores nos contextos educativos.

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Biografía del autor/a

Liliane Cristina Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Psicologia (UFMG); Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcelo Ricardo Pereira , Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutor em Psicologia Escolar, Psicopatologia Clínica e Psicanálise (USP; Aix-Mersille-França) e em Teoria Psicanalítica e Educação Social (UFRJ; UOC-Espanha); Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Santos, L. C., & Pereira , M. R. (2023). Família, escola e psicanálise: ideais de família e saúde mental nos contextos educativos. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (30), 62-80. https://doi.org/10.22481/aprender.i30.14037