Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14568Palabras clave:
Educação, Violência, Sociedade, Docência, Espaços de falaResumen
Refletimos sobre a violência que frequenta as instituições escolares partindo do pressuposto de que ao se apresentar na escola de maneira molecular, a violência evidencia o reflexo do que já se encontra posto na sociedade. No que se refere à escola, é necessário pensar o fenômeno violento como uma realidade que cada dia mais toma o cenário escolar e demanda de educadores, alunos e famílias respostas novas e inventivas aos problemas advindos da complexa relação a que a violência os expõem. Tendo vista uma compreensão mais detalhada do fenômeno, realizamos uma análise da violência que adentra os muros da escola, servindo-nos de uma classificação muito utilizada entre os teóricos pesquisadores do assunto: a violência da, na e contra a escola. Estudando separadamente cada uma destas formas de violência, acreditamos poder abarcar, ainda que não tão profundamente quanto o tema exige, as formas com que a violência tem sido vivenciada na escola por seus sujeitos discentes e docentes e por toda a comunidade em que ela se insere. Refletir sobre o fenômeno violento e suas implicações, abrindo espaços de fala dentro das instituições escolares para que ele seja discutido e problematizado, pensamos ser um dos possíveis caminhos para superação da violência.
Descargas
Citas
AQUINO, Júlio Groppa. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos cedes, v. 19, n. 47, p. 07-19, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/McscGNZXgMDPNzVCsf5rZ8D/. Acesso 15 jun. 2024.
CHAUI, Marilena. Contra a violência. São Paulo, 2007.
GALVÃO, Afonso et al. Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 18, n. 68, p. 425-442, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40362010000300002&script=sci_abstract. Acesso 15 jun. 2024.
GIORDANI, Jaqueline Portella; SEFFNER, Fernando; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Violência escolar: percepções de alunos e professores de uma escola pública. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 1, p. 103-111, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/jqRMtVbSzXryLvxgswkMZmJ/. Acesso 15 jun. 2024.
GUERRA, Andréa Máris Campos; PINHEIRO, Maria do Carmo de Melo. A escrita da violência na adolescência. In: Congresso Nacional de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará, 6., 2011, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2011. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.psicanalise.ufc.br/hot-site/pdf/Mesas/04.pdf. Acesso 15 jun. 2024.
LIMA, Pablo Henrique Teodoro de. O saber-fazer de educadores diante da violência na escola. 2022. 221f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/46625. Acesso 15 jun. 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência e educação: impactos e tendências. Revista Pedagógica, v. 15, n. 31, p. 249-264, 2013. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2338. Acesso 15 jun. 2024.
PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicanálise e educação: análise das práticas pedagógicas e formação do professor. Psicol. educ., São Paulo , n. 30, p. 81-96, jun. 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/psicoeduca/article/view/43027. Acesso em: 18 set. 2020.
PEREIRA, Marcelo Ricardo. Será mesmo que o magistério atual é formado pela -seleção dos péssimos-?. ETD: Educação Temática Digital, v. 21, p. 333-347, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1676-25922019000200333&script=sci_arttext. Acesso 15 jun. 2024.
PINO, Angel. Violência, educação e sociedade: um olhar sobre o Brasil contemporâneo. Educação & sociedade, v. 28, n. 100, p. 763-785, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Fcw4BTVQtGJKZTcky7Y5hzx/. Acesso 15 jun. 2024.
RISTUM, Marilena. Violência na escola, da escola e contra a escola. In: ASSIS, Simone Gonçalves de; CONSTANTINO, Patrícia; AVANCI, Joviana Quintes (org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Editora Fiocruz, 2010. p. 65-94. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://books.scielo.org/id/q58k5/pdf/assis-9786557082126.pdf. Acesso 15 jun. 2024.
ROSA, Maria Aparecida Lima Piai. O sintoma violência na escola sob a perspectiva do professor: estudo de caso. 2019. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10122019-104522/en.php. Acesso 15 jun. 2024.
ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michael. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
RUOTTI, Caren. Violência em meio escolar: fatos e representações na produção da realidade. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 339-355, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/KsqDFkRRMtZgtRgKRhJGTsL/?lang=pt. Acesso 15 jun. 2024.
SANTOS, José Vicente Tavares dos. A violência na escola: conflitualidade social e ações civilizatórias. Educação e Pesquisa, v. 27, n. 1, p. 105-122, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/zq4vP9BCQsBDVrD8CHjfBbk/. Acesso 15 jun. 2024.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e educação em debate, v. 5, n. 2, p. 25-46, 2013. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://pdfs.semanticscholar.org/b70a/cede43b1572768eceae052d4327253b7e190.pdf. Acesso 15 jun. 2024.
SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e; SALLES, Leila Maria Ferreira. A violência na escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção. Educar em Revista, n. SPE2, p. 217-232, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/58prxNcd4bFt6cLF9swktFL. Acesso 15 jun. 2024.
TAVARES, Manuel. As Teias da Violência: Silêncios, Invisibilidades e Cumplicidades. Revista Faz Ciência, v. 15, n. 22, p. 79, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/9146. Acesso 15 jun. 2024.
WIEVIORKA, Michel. O novo paradigma da violência. Tempo social, v. 9, n. 1, p. 5-41, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ts/a/S4WmjGyW3Bqxd7Y6GYcPVhN/abstract/?lang=pt. Acesso 15 jun. 2024.
ZANOLLA, Sílvia Rosa Silva. Educação e barbárie: aspectos culturais da violência na perspectiva da teoria crítica da sociedade. Sociedade e cultura, v. 13, n. 1, p. 117-123, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/11182. Acesso 15 jun. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.