Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14568

Palabras clave:

Educação, Violência, Sociedade, Docência, Espaços de fala

Resumen

Refletimos sobre a violência que frequenta as instituições escolares partindo do pressuposto de que ao se apresentar na escola de maneira molecular, a violência evidencia o reflexo do que já se encontra posto na sociedade. No que se refere à escola, é necessário pensar o fenômeno violento como uma realidade que cada dia mais toma o cenário escolar e demanda de educadores, alunos e famílias respostas novas e inventivas aos problemas advindos da complexa relação a que a violência os expõem. Tendo vista uma compreensão mais detalhada do fenômeno, realizamos uma análise da violência que adentra os muros da escola, servindo-nos de uma classificação muito utilizada entre os teóricos pesquisadores do assunto: a violência da, na e contra a escola. Estudando separadamente cada uma destas formas de violência, acreditamos poder abarcar, ainda que não tão profundamente quanto o tema exige, as formas com que a violência tem sido vivenciada na escola por seus sujeitos discentes e docentes e por toda a comunidade em que ela se insere. Refletir sobre o fenômeno violento e suas implicações, abrindo espaços de fala dentro das instituições escolares para que ele seja discutido e problematizado, pensamos ser um dos possíveis caminhos para superação da violência. 

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Biografía del autor/a

Pablo Lima, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação (2022) e graduado em Pedagogia: Ciências da Educação (2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação. É gestor escolar e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais (LEPSI-Minas).

Marcelo Ricardo Pereira , Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação e da Faculdade de Educação da UFMG, é Doutor em Educação: Psicologia e Educação (USP; Paris 13) e Pós-Doutor em Psicologia Escolar, Psicopatologia clínica e Psicanálise (USP; Aix-Marseille-França) e em Teoria Psicanalítica e Educação Social (UFRJ; UOC-Espanha).

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Publicado

2024-07-31

Cómo citar

Lima, P., & Pereira , M. R. (2024). Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (31), 15-30. https://doi.org/10.22481/aprender.i31.14568