Inclusão da comunidade escolar no curso de Libras oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (2020-2021)

Autores/as

  • José Willian Morais Antunes de Sousa Centre de Recherches Historiques (CRH), École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS (Paris, França); Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus - SEDUC/Ilhéus (BA) https://orcid.org/0000-0002-4429-0113
  • Aline Cruz dos Santos Oliveira Secretaria Municipal de Educação (Seduc/Ilhéus); Instituto Federal Baiano - Campus Uruçuca https://orcid.org/0000-0002-8002-6889

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14670

Palabras clave:

Ensino de Libras, Educação Inclusiva, Território e Libras, Ilhéus

Resumen

O curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, níveis Básico e Intermediário (2020-2021), é um projeto da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus – SEDUC/Ilhéus (Estado da Bahia), em colaboração com o Centro de Referência à Inclusão Escolar – CRIE. Embora já existisse na modalidade presencial desde 2008, o curso na modalidade a distância foi lançado na ocasião do seminário “Setembro Azul”, em setembro de 2020, e foi planejado para atender em média a 200 cursistas. Influenciados pelos valores da Educação Inclusiva, os organizadores destinaram o curso à comunidade ouvinte: professores, gestores, supervisores, orientadores, profissionais não docentes bem, como os familiares de pessoas surdas. Este artigo procura, de um lado, analisar como se deu a distribuição das vagas nas escolas e, de outro, a motivação principal dos cursistas a seguirem as aulas. Desse modo, questiona-se o nível de inclusão da comunidade escolar nos cursos de Libras, demonstrando os principais problemas e desafios da administração municipal. A metologia utilizada foi qualitativa, com a aplicação de questionários; e quatitativa, por meio da análise de arquivos inéditos dos setores da atual gestão da SEDUC/Ilhéus. Como resultado, a pesquisa revela que os cursistas (professores e funcionários não-docentes) não trabalham em escolas com alunos surdos matriculados, o que demonstra que a SEDUC/Ilhéus deve rever a lógica de distribuição de vagas.

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Biografía del autor/a

José Willian Morais Antunes de Sousa, Centre de Recherches Historiques (CRH), École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS (Paris, França); Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus - SEDUC/Ilhéus (BA)

Autor de livros literários. Doutor em Geografia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS (Paris, França), com complementação na École française de Rome – EFR (Itália). Membro do Centre de Recherches Historiques (UMR 8558 – CRH/EHESS). Responsável pelo Núcleo de Pesquisas e Publicações da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (2021-2023). 

Aline Cruz dos Santos Oliveira, Secretaria Municipal de Educação (Seduc/Ilhéus); Instituto Federal Baiano - Campus Uruçuca

Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Professora efetiva e responsável pela Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (BA). Atualmente, é professora substituta de Libras no Instituto Federal Baiano – Campus Uruçuca.

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Morais Antunes de Sousa, J. W., & Cruz dos Santos Oliveira, A. (2024). Inclusão da comunidade escolar no curso de Libras oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (2020-2021). APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 292-310. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14670