As parcerias entre o público e o privado na educação básica e o trabalho pedagógico: uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15294

Palabras clave:

Partnership between the public and private, Basic Education, Pedagogical work, Educação Básica, Trabalho pedagógico, Parceria entre o público e o privado

Resumen

Este trabalho objetiva identificar como as produções acadêmicas sobre as parcerias entre o público e o privado na educação básica discutem a organização do trabalho pedagógico escolar, visando responder à questão: como as produções acadêmicas (dissertações e teses) sobre as parcerias entre o público e o privado na educação básica discutem a organização do trabalho pedagógico escolar? Esta é uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura que buscou produções científicas utilizando-se o software Parsifal. Foram selecionadas as produções publicadas no período de 2018 a 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os dados foram organizados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). A maior parte das publicações encontradas são da região Sul do Brasil. As pesquisas analisadas comprovaram que a ascensão das ideias neoliberais revela não apenas uma questão econômica, mas uma mudança profunda na racionalidade que estrutura as relações sociais e políticas. Ressaltaram que a interseção entre o neoliberalismo e as parcerias entre o público e o privado na educação básica mostram a complexidade das influências políticas e econômicas na gestão educacional e o quanto as parcerias interferem diretamente na organização do trabalho pedagógico escolar.

 

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Biografía del autor/a

Siméia da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós - Graduação em Ensino PPGen – UESB. Professora da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista – BA. 

Sandra Márcia Campos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista. Professora plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH, Bahia, Brasil. Atua nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e no programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino (PPGEn). Coordena o Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação Básica – GEPPEB. 

Relva Lopes Chaves Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós - Graduação em Ensino PPGEn - UESB/ RENOEN. Professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH, Bahia, Brasil. Atua no curso de Pedagogia, ministrando a disciplina Estágio na Educação Infantil. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Gestão da Educação Básica – GEPPEB. 

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Carvalho, S. da S. ., Pereira, S. M. C., & Soares, R. L. C. (2024). As parcerias entre o público e o privado na educação básica e o trabalho pedagógico: uma revisão sistemática da literatura. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32). https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15294