Estudar as Ideias do Filósofo Lyotard: pensar as competências do aprender a aprender. A resistência chegará tarde?

Autores/as

  • Alexandre Lopes Campelo

Palabras clave:

Poder, Ciência, Educação, Legitimação, Aprender

Resumen

A reflexão filosófica educacional presente neste trabalho é ancorada pelo pensamento do filósofo francês Jean-François Lyotard. Este artigo reflete sobre a legitimação pelo desempenho. Segundo Lyotard, o ensino superior, de acordo com a teoria dos sistemas, transforma-se num sub-sistema do sistema social. As universidades deverão contribuir para o melhor desempenho do sistema social, formando competências e não mais ideais, especialistas que competirão ou serão vendidos no mercado mundial. Quanto a isso, apresentamos o exemplo de uma prática educativa denominada competências do aprender a aprender muito em voga, atualmente, no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Campelo, A. L. (2018). Estudar as Ideias do Filósofo Lyotard: pensar as competências do aprender a aprender. A resistência chegará tarde?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(14). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3037