Formação de Professores para a docência universitária no Brasil: uma introdução histórica

Autores/as

  • Graziela Giusti Pachane

Palabras clave:

Educação superior, Formação de professores universitários, História da educação

Resumen

O objetivo do texto é retratar aspectos históricos da constituição
da educação superior no Brasil e, paralelamente, do perfil e da formação
necessários aos docentes para atuarem nesse nível educacional. Destacamos o
preparo profissional do estudante universitário e a produção de conhecimentos
como objetivos centrais do fazer universitário, até a consolidação da dicotomia
entre Instituições de Ensino Superior (IES) voltadas ao ensino e Universidades
voltadas à pesquisa. Por fim, mostramos que, embora ao longo da história pouca
ênfase tenha sido dada à formação pedagógica dos docentes universitários, o
momento atual tem apontado para essa necessidade, o que nos leva a questões
relativas à qualidade de programas de formação pedagógica oferecidos, em
especial, aos pós-graduandos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-03-21

Cómo citar

Pachane, G. G. (2018). Formação de Professores para a docência universitária no Brasil: uma introdução histórica. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(12). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3104