O LUGAR DE HEIDEGGER NA REFLEXÃO FILOSÓFICA ALEMÃ SOBRE EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Leonardo Maia
  • Pedro Duarte de Andrade
  • Rodrigo Ribeiro Alves

Resumen

Formação é palavra-chave do pensamento filosófico alemão moderno. Na verdade, a própria literatura alemã, na figura de seu maior autor, já colocara o tema da formação, no final do século XVIII, emseu centro. Nos Anos de aprendizagem de Wilhelm Meister, Goethe criava o gênero que mais tarde ficaria conhecido como “romance de formação”ou, em alemão, Bildungsroman. Não foi pequeno o impacto desta obra. Entre os românticos alemães, talvez ninguém mais do que Friedrich Schlegel explicitou isso, ao considerar o livro uma das três grandes tendências da sua época, ao lado da Revolução Francesa e da Doutrina da ciência, de Fichte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Maia, L., de Andrade, P. D., & Alves, R. R. (2018). O LUGAR DE HEIDEGGER NA REFLEXÃO FILOSÓFICA ALEMÃ SOBRE EDUCAÇÃO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(10). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3128