Aproximações entre a Psicologia de Vygotsky e a Filosofia para Crianças de Lipman: questões sobre aprendizagem e desenvolvimento

Autores/as

  • Carmen Lúcia Dias
  • Cláudio Roberto Brocanelli
  • Carla Luciane Blum Vestena

Palabras clave:

Aprendizagem e humanização, Educação para o pensar, Teoria histórico-cultural

Resumen

O presente artigo aborda algumas discussões sobre a aprendizagem
como necessidade humanizadora criada com motivos e interesses do indivíduo,
contribuindo para o seu desenvolvimento, tendo como referência a psicologia
histórico-cultural de Vygotsky e o pensamento de Lipman sobre a
aprendizagem escolar. Ressaltamos que a relação do sujeito cognoscente com
o objeto de conhecimento ocorre por meio de interação que é mediada por
dois elementos básicos: os instrumentos e os signos, ocorrendo
necessariamente, por meio do processo de internalização.

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Cómo citar

Dias, C. L., Brocanelli, C. R., & Vestena, C. L. B. (2018). Aproximações entre a Psicologia de Vygotsky e a Filosofia para Crianças de Lipman: questões sobre aprendizagem e desenvolvimento. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 1(8). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3162