PESQUISA EM EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS ESPECÍFICAS DESSE CONHECIMENTO
Palabras clave:
Ciência da Educação, Ética e complexidade, Ética na pesquisa educacional.Resumen
A pesquisa em educação tem passado por substanciais mudanças nos últimos tempos. Dentre elas, a que mais nos tem incomodado é a que discute a postura dos pesquisadores frente aos objetos pesquisados. Sendo a educação um objeto complexo por natureza, preocupamo-nos em apresentá-la, aqui, como uma ciência da práxis educativa que, como tal, necessita de uma metodologia diferenciada para se tornar eficaz. Nesse sentido, apontamos a metodologia formativo-emancipatória como uma alternativa ética que se compromete com o campo e os sujeitos envolvidos no processo educacional pesquisado.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Alonso Castro, E. (2018). PESQUISA EM EDUCAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS ESPECÍFICAS DESSE CONHECIMENTO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (5). Recuperado a partir de https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3185
Número
Sección
EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE E PESQUISA