Percepções de docentes do ensino superior sobre a inclusão de acadêmicos com deficiência

Autores/as

  • Mircéia Rosecler Schmit Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Moises Romanini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i23.7324

Palabras clave:

Pessoas com deficiência, Inclusão, Barreiras Atitudinais, Ensino Superior

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi de compreender a percepção dos docentes sobre alunos com deficiência em sala de aula em relação às barreiras atitudinais e ao uso de recursos pedagógicos adaptativos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário elaborado com perguntas mistas e a análise de dados foi feita por meio de uma descrição estatística e uma análise temática de conteúdo. Os resultados sobre as percepções dos docentes na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior mostram que é necessária a conscientização sobre as barreiras atitudinais dos professores, de modo a melhorar o processo de inclusão escolar. Uma das sugestões de melhoria é uma capacitação semestral ou anual sobre a existência de barreiras atitudinais para que os docentes possam dispor de novas maneiras de atuar com as pessoas com deficiência, seja em sala de aula ou em outros ambientes sociais.

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Biografía del autor/a

Mircéia Rosecler Schmit , Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Moises Romanini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2020-09-05

Cómo citar

Schmit , M. R. ., & Romanini, M. . . (2020). Percepções de docentes do ensino superior sobre a inclusão de acadêmicos com deficiência . APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (23), 133-152. https://doi.org/10.22481/aprender.v0i23.7324