O QUE SE PODE APRENDER NUMA AULA DE MATEMÁTICA?
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8385Palabras clave:
Educação matemática menor, aula de matemática, filosofia da diferença, educação menorResumen
Esse texto defende que uma aula de matemática não deve ser reduzida a definições, exercícios, modelos de resolução já instituídos. Consideramos a aula de matemática como um lócus possível para a produção de momentos diferenciais, momentos de inspiração que permitam aos estudantes e a nós (professores), pensar no ainda não pensado. Pensar de modos outros. Diante disso, e inspirados pelo pensamento do filósofo Gilles Deleuze, temos nesse texto por objetivo discutir as questões: quais seriam os movimentos, os ritmos possíveis de uma aula de matemática? Como poderia uma aula funcionar como disparador ao exercício do pensamento que rompa com a imagem de pensamento representacional que funda e estrutura tanto os currículos disciplinares quantos as próprias disciplinas? Nesse sentido o texto está dividido em duas partes. Numa primeira abordamos aspectos referentes ao ensino de matemática e num segundo momento apresentamos duas cenas, com o objetivo apenas de provocar nossa função docente. Por fim entendemos que as contribuições de Deleuze, além de desdobramentos propostos por outros autores, nos permitem destacar que os desvios, provocados por uma educação menor e militante, podem abrir espaços potentes para fazer o pensamento funcionar de outros modos, abrir possibilidades para novos encontros numa aula de matemática.
Descargas
Citas
BARROS, Manoel. Retrato do artista quando coisa. Livro sobre Nada. São Paulo: Ed. Record. 2001.
CARVALHO, Alexandre Filordi. Foucault e a função-educador. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, G. Diferença e Repetição. 1a. ed. Tradução Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, G. Lógica do Sentido. 2a. ed. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DELEUZE, Gilles. Platão e o Simulacro. In: ______. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo, Ed. Perspectivas, 1974. 2°Edição.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos.2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
Deleuze, G., Parnet, C. Abecedário de Gilles Deleuze. Éditions Montparnasse, Paris. Filmado em 1988-1989. Publicado em: 1995. Transcrição integral do vídeo, para fins exclusivamente didáticos
disponível em http://www.bibliotecanomade.com/2008/03/arquivo-para-download-o-abecedrio-de.html / Acesso em: 23 mar 2021
DELEUZE, Gilles. O Abecedário de Gilles Deleuze”, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 5. Tradução de Aurélio Guerra e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Júnior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DRUCK, Suely. Quando a matemática deixou de ser o “bicho papão”. Publicado por Denise Wasserman em 24 de junho de 2019 | categoria destaques. Disponível em: https://www.nosso.jor.br/quando-a-matematica-deixou-de-ser-o-bicho-papao/ Acesso em: 23 mar 2021
DRUCK, Suely. Desempenho da pesquisa em matemática não se reflete no ensino da disciplina, sobretudo nas escolas públicas. Entrevista ao Jornal da Universidade Estadual de Campinas – 14 a 27 de fevereiro de 2005
FERREIRA, Mariana K.L. Quando 1 + 1 é diferente de 2: Práticas Matemáticas no Parque Indígena do Xingu. In Cadernos de Campo. No 3. 1993. Disponível em: https://amerindias.github.io/referencias/fer93matematicaxingu.pdf Acesso em: 23 mar 2021
GALLO, Silvio. Deleuze & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013
GALLO, Silvio. As múltiplas dimensões do aprender... In: Congresso de Educação Básica - COEB: aprendizagem e currículo. Anais do... Florianópolis: COEB, 2012. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/13_02_2012_10.54.50.a0ac3b8a140676ef8ae0dbf32e662762.pdf>. Acesso em: 23 mar 2021
GALLO, Silvio. Filosofia da diferença e educação: o revezamento entre teoria e prática. In: ClARETO, Sônia Maria; FERRARI, Anderson (Orgs.). Foucault, Deleuze e Educação. Juiz de Fora: UFJF, 2010. p. 45-63.
GALLO, Silvio. Em torno de uma Educação Menor. Educação & Realidade, v. 27, n, 2, p. 169-178, jul./dez. 2002 Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926/15194 Acesso em 23 mar 2021
GALLO, Silvio. Conhecimento, Transversalidade e currículo. In https://www.academia.edu/518339/Conhecimento_transversalidade_e_curr%C3%ADculo s/d. Acesso em: 23 mar 2021
GALLO, Silvio. Em torno de uma Educação Menor. In Educação e Realidade. 27(2) jul/dez 2002. p. 169-178.
LAPOUJADE, D. Deleuze, os movimentos aberrantes. Tradução: Laymet Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
MONTEIRO Alexandrina; MENDES, Jackeline Rodrigues. Salas de aula como espaços de composições da diferença na formação docente. RECC, Canoas, v. 23, n. 1, p. 13-25, mar. 2018 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4231 / Acesso em: 23 mar 2021
SERRES, Michel. O nascimento da física no texto de Lucrécio: Correntes e turbulências. Tradução Péricles Trevisan. São Paulo: Ed. UNESP. São Carlos: EdUFSCAR, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.