O PROCEDIMENTO DELEUZIANO DE CRIAÇÃO: APORTES PARA PENSAR O CURRÍCULO (DE MATEMÁTICA)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8406

Palabras clave:

Minorização, Currículo, Deleuze, Docência, Matemática

Resumen

Este artigo discute a potência da maneira singular com que Deleuze realiza a leitura dos autores que lhe afetaram, nas torções que realizou ao expandir tais leituras na produção de seus conceitos. Deleuze lê e procede por corte, colagem e criação que funcionam por arranjamento e conexões de variáveis, próximo de um algebrista que estabelece relações entre partes distintas. Defendemos aqui que este modo de ler-e-manipular pode servir à leitura do Currículo maior, oficial, a fim de criar brechas docentes de minorização. Desse modo, questionamos o Currículo (de matemática) hegemônico, que visa à padronização de comportamentos e à utilidade como valor do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Virginia Sanchotene, UFRGS

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

Samuel Edmundo Lopez Bello, UFRGS

Doutor em Educação (UNICAMP) e professor da Faculdade de Educação da UFRGS.

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Publicado

2021-10-20

Cómo citar

Sanchotene, V., & Bello, S. E. L. . (2021). O PROCEDIMENTO DELEUZIANO DE CRIAÇÃO: APORTES PARA PENSAR O CURRÍCULO (DE MATEMÁTICA). APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 109-120. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8406