EDUCAÇÃO EM RELIGIOSIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12248

Palavras-chave:

Religiosidade

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer presente desafios e perspectivas que se colocam para uma educação em religiosidade no contexto da educação básica. O termo religiosidade é compreendido e assumido aqui como condição do ser humano, no aspecto do antropológico, razão pela qual fundamenta-se nos estudos e análises de diferentes ciências sociais. Tomamos como referência, para uma compreensão de religiosidade, estudos da Psicologia do desenvolvimento humano, tendo como parâmetro o desenvolvimento pessoal e moral em Kohlberg, e o desenvolvimento da religiosidade em Fowler. Levantamos pertinências para um currículo escolar que tenha como objeto de conhecimento o “conhecimento religioso” proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e propomos, assim, uma educação em religiosidade desde a condição antropológica do ser humano. A finalidade de uma educação em religiosidade é para que se contribua com a percepção do ser humano na sua complexa totalidade e, neste aspecto, levar o estudante a aprender sobre o sentido da esperança que norteia a vida, o compreender-se no mundo, o constituir-se na alteridade e para saber interpretar fenômenos subjacentes às culturas.

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Biografia do Autor

Sonia de Itoz, IPFER - Instituto de Pesquisa e Formação de Educação e Religião

Mestre em Educação, PUC/SP. Graduação em Filosofia, Faculdades Associadas do Ipiranga-FAI e Teologia, Faculdade Assumpção-PUC/SP. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Formação, Educação e Religião (IPFER); Coordenadora de Ensino Religioso e Pastoral Escolar no Colégio Emilie de Villeneuve/SP.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Itoz, S. de. (2023). EDUCAÇÃO EM RELIGIOSIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 184-196. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12248

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO