O ENSINO RELIGIOSO COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E POSSIBILIDADES DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA BAIXADA FLUMINENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12251

Palavras-chave:

Educação intercultural, Ensino religioso, Baixada Fluminense, Tolerância religiosa, Cultura de paz

Resumo

Dentre variados setores desafiados, a Educação Básica, oferecida pelas escolas públicas municipais e estaduais, pode ser instada a desempenhar um papel primordial no combate a toda forma de discriminação e intolerância, contribuindo de maneira fundamental para a construção de uma cultura de paz e particular na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, cenário de múltiplas necessidades e desafios políticos e sociais. Mas, de que tipo de educação e prática educativa ter-se-ia em vista para esse fim? Haveria uma área de conhecimento e/ou componente curricular que viabilizasse essa construção? O entendimento do presente artigo é que a educação praticada em perspectiva intercultural, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza em relação a Área de Conhecimento e Componente Curricular do Ensino Religioso, atenderia esse propósito junto às redes públicas de educação da região. Um ensino calcado no princípio democrático, na tolerância e consciência cidadã no contexto da Baixada Fluminense.

PALAVRAS-CHAVE: Educação intercultural. Ensino religioso. Baixada Fluminense. Tolerância religiosa. Cultura de paz.

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Biografia do Autor

Gerson Lourenço Pereira, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E TURISMO DE SÃO JOÃO DE MERITI

Doutor em Teologia pela PUC-Rio, Professor da Rede de Educação de São João de Meriti e Coordenador do departamento Meriti Educando para Igualdade Racial e Diversidade (MEPIRD) da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (SEMECULT).

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Pereira, G. L. (2023). O ENSINO RELIGIOSO COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E POSSIBILIDADES DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA BAIXADA FLUMINENSE. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (29), 79-94. https://doi.org/10.22481/aprender.i29.12251

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO