A relevância da abordagem interdisciplinar e elaboração de proposta para a Educação Básica contemplando a Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14817

Palavras-chave:

Abordagem Interdisciplinar, Digestão, Educação Básica, Física

Resumo

A Abordagem Interdisciplinar é relevante, porque é constitutiva da condição e do desejado desenvolvimento humano, uma vez que parece não haver nenhum fenômeno genuinamente físico, químico ou biológico, porquanto todos estão entrelaçados ou são interdependentes. Por isso, o objetivo deste artigo é refletir sobre a relevância dessa Abordagem considerando a elaboração de uma proposta de atividade para a Educação Básica contemplando a Física. Trata-se de um extrato da experiência de preparação do professor-candidato-pesquisador-autor para um concurso público destinado ao provimento de cargo integrante da carreira de magistério superior. Em linhas gerais, a proposta apresentada envolve a resolução do problema, “Como ocorre a digestão?”, o que pode: estimular a pesquisa e o pensamento criativo dos envolvidos; auxiliar cada estudante a dominar processos de reflexão e aprendizagem com relativa autonomia, criticidade e de modo interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Leandro Silva Moro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Física,  Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Temporário na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui experiência nas áreas de Física Geral e Radiológica, Formação Docente e Apropriações de Tecnologias Digitais.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Silva Moro, L. (2024). A relevância da abordagem interdisciplinar e elaboração de proposta para a Educação Básica contemplando a Física. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 48-63. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.14817