UMA IMAGEM-CONTRASTE: A IRONIA ENTRE DISJUNÇÕES SONORAS E VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8945

Palavras-chave:

imagem-contraste, educação, cinema, ironia

Resumo

As relações entre imagens e (re)cognição são destacáveis nas críticas sobre os primados da representação, um dos pilares das contribuições da filosofia de Gilles Deleuze para os estudos do campo da educação. A partir da proposição do conceito de imagem-contraste, que articula o visual e o sonoro na apresentação da imagem cinematográfica, apresentam-se neste artigo contribuições para se deslocarem os sentidos mais usuais de percepção do mundo e das aprendizagens derivadas da relação dos sujeitos sobre o real, dedicando-se especialmente à análise de um filme de Stanley Kubrick. Indicam-se características constituidoras da imagem-contraste que questionam uma natureza humana privilegiada quando se nomeiam os sujeitos da educação. Destaca-se também o uso da ironia em sua conexão com o humor, intensificando essa imagem-contraste.

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Biografia do Autor

Marcus Novaes, Grupo Olhos -Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação. Linguagem e Arte em Educação. Grupo Olho - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação. Professor na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Novaes, M., & Amorim, A. C. R. de. (2021). UMA IMAGEM-CONTRASTE: A IRONIA ENTRE DISJUNÇÕES SONORAS E VISUAIS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 196-211. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8945