Living Lab Mais Juntas: a universidade extensionista como orquestradora da cocriação de inovação social
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v20i36.12309Palavras-chave:
Inovação social. Extensão universitária. Living Lab.Resumo
O objetivo deste artigo foi compreender o papel de ações extensionistas de uma universidade pública no processo de cocriação de inovações sociais. Para tanto, o Living Lab Mais Juntas serviu como objeto de análise. O método para desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisação. De modo geral, esta pesquisa evidenciou que em ações de extensão a universidade é capaz de orquestrar o processo de cocriação de inovações sociais, uma vez que no Living Lab Mais Juntas, todas ações foram planejadas e organizadas pelo Projeto unificado com ênfase em extensão Mais Juntas da UFPel. É valido destacar ainda que a utilização do método de cocriação Design Sprint possibilitou a mobilidade de conhecimento manutenção da estabilidade da rede e comunicação horizontal e a construção do capital relacional entre os atores.
Downloads
Referências
AGOSTINI, M. R. O Processo de Inovação Social Como Resposta aos VaziosInstitucionais: Uma análise multidimensional em diferentes contextossociais. 2017. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Pós-Graduaçãoem Administração, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ALMIRALL, E.; WAREHAM, J. Living Labs: Arbiters of Mid - and Ground - Level Innovation. Technology Analysis and Strategic Management, v. 23, No. 1, p. 87-102, 2011.
ARROYO, D. M. P.; ROCHA, M. S. P. D. M. L. Meta-Avaliação de Uma Extensão Universitária: Estudo de Caso. Avaliação, Campinas, v.15, n.2, p.135-161, 2010.
BAGWELL-GRAY, M. E. Women’s Healing Journey From Intimate Partner Violence: Establishing Positive Sexuality. The University of Kasnas School of Social Welfare, Estados Unidos, v.29, n.6, p.779-795, 2018.
BERG, A. V. D.; DEWAR, B.; SMITS, C.; JUKEMA, J.. Experiences of older adults and undergraduate students in co-creating age-friendly services in an educational living lab. International Practice Development Journal. v.9, n.2, 2019.
BERGVALL-KAREBORN, B.; STAHLBROST, A. Living Lab: an opne and citizen-centric approach for innovation. International Jounal of Innovation and Regional Development, v.1, n.4, 2009.
BITENCOURT DA SILVA CORREIO, S.; BITENCOURT CORREIO, C. C.. Orquestração de redes de inovação constituídas com o conceito de living lab para o desenvolvimento de inovações sociais. Administração Pública e Gestão Social, v.11, n.2, 2019.
BITENCOURT, C.; MARCONATTO, D.; BARIN CRUZ, L. & RAUFFLET, E.. Introduction tospecial edition social innovation: researching, defining and theorizing social innovation. Revista de Administração Mackenzie, v.17, n.6, p.14-19, 2016.
BOTH, L. M.; FAVARETTO, T. C.; FREITAS, L. H. M. Cycle of Violence in Women Victims of Domestic Violence: Qualitative Analysis of OPD 2 Interview. Brain and Behavior, Massachusetts, v.9, n.01430, p.1-13, 2019.
BOUSBIAT, H; KLEMENJAK, C; LEITNER, G; ELMENREICH, W.. Augmenting an Assisted Living Lab with Non-Intrusive Load Monitoring. IEEE International Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC). 2020.
CALLARI, T. C.; MOODY, L.; SAUNDERS, J.; WARD, G.; HOLLIDAY, N.; WOODLEY, J. Exploring Participation Needs and Motivational Requirements When Engaging Older Adults in an Emerging Living Lab. Technology Innovation Management Review. v.9; n.3. 2019.
CASTRO, L. M. C. A Universidade, a Extensão Universitária e a Produção de Conhecimentos Emancipadores. Biblioteca Biomédica, Rio de Janeiro, p. 185, 2004.
CAVEDON, N, R. Antropologia para Administradores. UFRGS. 2008.
CHRISTENSEN, M. H.; LI, R.; PINSON, P. Demand Side Management of Heat in Smart Homes: Living-Lab Experiments. Energy, Holanda, v.195, n.116993, p.1-10, 2020.
CORRÊA, G. C.G; CAMPOS, I. C. P.; ALMAGRO, R. C. Pesquisa-Ação: Uma Abordagem Prática de Pesquisa Qualitativa. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v.2, n.1, p.62-72, 2018.
CORTÉS, D.; GIL, D.; AZORÍN, J. Fire Science Living Lab for Flashover Prediction. Proceedings. v.31, n.1. 2019.
SILVA, W. P. Extensão Universitária: Um Conceito em Construção. Extensão & Sociedade, Natal, v.2, p.21-32, 2020.
ENGEL, I. G. Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, v.1, n.16, p.181-191, 2000.
EUROPEAN NETWORK OF LIVING LABS. About us. 2020. Acessado em 15 de
abr. 2020. Online. Disponível em: https://enoll.org/about-us/
FLORIANO, M. D. P.; MATTA, I. B.; MONTEBLANCO, F. L.; ZULIANI, A. L. B. Extensão Universitária: A Percepção de Acadêmicos de Uma Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul. Em Extensão, Uberlândia, v.16, n.1, p.9-35, 2017.
Gil, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atlas. 2010,
GUZMAN, J. G., DEL CARPIO, A. F., COLOMO-PALACIOS, R., DIEGO, M.V.,. Living labs for user-driven innovation: a process reference model. Res. Technol. Manag. v.56, n.(3), p.29-39. 2013
EVANS, J., JONES, R., KARVONEN, A., MILLARD, L., WENDLER, J.. Living labs and coproduction: university campuses as platforms for sustainability science. Curr.
Opin. Environ. Sustain. v.16, p.1-6. 2015.
HAIR Jr., J. F.; BABIN, B.; MONEY, A.H.; SAMOUEL, P., Fundamentos de Métodos de Pesuisa em Administração. Bookman. 2005
HAKKARAINEN, L.; HYYSALO, S. How Do We Keep the Living Laboratory Alive? Learning and Conflicts in Living Lab Collaboration. Technology Innovation Management Review, p. 16-22, 2013.
HAUKIPURO, LOTTA E VÄINÄMÖ, SATU. Digital User Involvement in a Multi-Context Living Lab Environment. Technology Innovation Management Review, Itália, v. 9(10), p. 27-37, 2019.
HOSSAIN, M.; LEMINEN, S.; WESTERLUND, M. A Systematic Review of Living Lab Literature. Journal of Cleaner Production, Holanda, v.213, p.976-988, 2018.
HUNDER, G.; ROSSI, F.; PEREIRA, J. M.; NOZAKI, J. M. O Dilema Extensão Universitária. Educação em Revista, Belo Horizonte, p. 335-354, 2014.
JARVENPAA, S.L., WERNICK, A.. Open innovation networks: the evolution of
bureaucratic control. In: Collaborative Communities of Firms. Springer, New
York, NY, pp. 9-33, 2012.
JUUJÄRVI, S., PESSO, K. Actor Roles in an Urban Living Lab: What Can We
Learn from Suurpelto, Finland? (November 2013). Technology Innovation Management Review, v.3, n.11, p.22-27, 2013.
KERO, K. M.; PUURONEN, A. H et al. Usability of Two Brief Questions As a Screening Tool for Domestic Violence and Effect of #MeToo on Prevalence of Self-Reported Violence. European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology, Amsterdam, v. 1, n.225, p.92-97, 2020.
KIM, Y et al. Development of a Living Lab for a Mobile-Based Health Program for Korean-Chinese Working Women in South Korea: Mixed Methods Study. JMIR Mhealth Uhealth, Toronto, v.8, n.1, p.1-11, 2020.
LEMINEN, S., WESTERLUND, M.. A framework for understanding the diferente research avenues of living labs. Int. J. Technol. Market. v.11, n.4, p.399-420. 2016
MAÇASTENA, A. Gender-Based Violence in Kosovo. Acta Universitatis Danubius, Romênia, v.15, n.1, p. 118-135, 2019.
MONTERROSA, A. E. How Race and Gender Stereotypes Influence Help-Seeking for Intimate Partner Violence. Journal of Interpersonal Violence, Universidade de Washington, EUA, p.1-22, 2019.
MOORE, T.; HORNE, R.; DOYON, A. Housing Industry Transitions: An Urban Living Lab in Melbourne, Australia. Urban Policy and Research, v.38, n.2, p.,2020.
O’LEARY, K. D.; KAR, H. L. Patterns of Psychological Aggression, Dominance, and Jealousy within Marriage. Journal of Family Violence, Nova Iorque, v.28, p.109–119, 2013.
PINTO, M. M.; FONSECA, L. P. Profundizando la comprensión de los Living Labs de Brasil. CTS-Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 8, n. 23, p. 231-247, 2013.
RODRIGUES, A. L. L.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; COSTA, C. L. N. A.; NETO, I. F. P. Contribuições da Extensão Universitária na Sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v.1, n.16, p.141-148, 2013.
SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire, p. 1-15, 2012.
SKER, I.; FLORICIC, T. Living Lab – Creative Environment and Thinking Techniques for Tourism Development. Interdisciplinary Description of Complex Systems, v.18, n.2, p.258-270, 2020.
STAKE, R.E. Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Penso. (2011)
THEES, H.; PECHLANER, H.; OLBRICH, N.; SCHUHBERT, A. The Living Lab as a Tool to Promote Residents’Participation in Destination Governance. Sustainability, Basiléia, v.12, n.1120, p.1-27, 2020.
Trivess Moore, Ralph Horne & Andréanne Doyon (2020) Housing Industry Transitions: An Urban Living Lab in Melbourne, Austrália, Urban Policy and Research, 38: 2, 118-131
VIDMAR, M. Agile Space Living Lab – The Emergence of a New High-Tech Innovation Paradigm. Space Policy, Reino Unido, v. 49, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.