Características de saúde estão correlacionadas com o desempenho de estudantes em testes padronizados?
Palabras clave:
Saúde. Educação. Desempenho escolar.Resumen
A importância da educação para o desenvolvimento econômico e social de um país é consenso nas literaturas nacional e internacional. Devido a isso, conhecer quais fatores estão correlacionados e podem, em alguma medida, ter impacto no desempenho educacional, é uma ação necessária e tem sido pauta de discussão entre pesquisadores em todo o mundo todo. No Brasil, o impacto da saúde na educação é um assunto pouco estudado, possivelmente em virtude de dois fatores, a ausência de base de dados com informações detalhadas sobre o tema e problemas de endogeneidade, os quais surgem quando há uma tentativa de mensurar esse efeito. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi estimar a correlação entre características de saúde e o desempenho médio em Português e Matemática dos estudantes da 8ª série/9ºano das escolas públicas das capitais brasileiras e do Distrito Federal. Para tal, foram estimados modelos de mínimos quadrados ordinários com base na PeNSE 2009 e 2012 e nas Provas Brasil de 2009 e de 2011. O estudo mostrou que a prática de atividade física igual ou superior a 300 min por semana tem correlação positiva com o desempenho em Português e em Matemática; revelou ainda que ter sido agredido por algum adulto da família tem correlação negativa com o desempenho em ambas as disciplinas; outra evidência, comer frutas cinco vezes ou mais por semana está positivamente correlacionado à performance em Matemática.
Descargas
Citas
ALMOND, Douglas; EDLUND, Lena; PALME, Mårten. Chernobyl's subclinical legacy: prenatal exposure to radioactive fallout and school outcomes in Sweden. National Bureau of Economic Research, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2009. Rio de Janeiro: IBGE; 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pense/default.shtm >. Acesso em 02 maio 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012. Rio de Janeiro: IBGE; 2012. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pense/2012/>. Acesso em 02 maio 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Prova Brasil 2009. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar> Acesso em 02 maio 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Prova Brasil 2011. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar> Acesso em 02 maio 2016.
DING, W.; LEHRER, S. F.; ROSENQUIST, J. N.; AUDRAIN-MC GOVERN, J. The impact of poor health on academic performance: New evidence using genetic markers. Journal of Health Economics, v 28, n.. 3, p. 578-597, 2009.
EIDE, Eric R.; SHOWALTER, Mark H. Estimating the relation between health and education: What do we know and what do we need to know? Economics of Education Review, v. 30, n. 5, p. 778-791, 2011.
GOMES-NETO, J.B.; HANUSHEK, E. A.; LEITE, R. H.; FROTA-BEZZERA, R.C. Health and schooling: Evidence and policy implications for developing countries. Economics of Education Review, v 16, n.3, p. 271-282, 1997.
GROSSMAN, Michael. The correlation between health and schooling. In: Household production and consumption. NBER, 1976. p. 147-224.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Brasil no PISA. Brasília, 2019. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf> Acesso em 27 junho de 2020.
KAESTNER, Robert; GROSSMAN, Michael. Effects of weight on children’s educational
achievement. Economics of Education Review, v.28, n.6, p.651-661, 2009.
LIN, Ming-Jen; LIU, Jin-Tan. Do lower birth weight babies have lower grades? Twin fixed effect and instrumental variable method evidence from Taiwan. Social Science & Medicine, v. 68, n. 10, p. 1780-1787, 2009.
MACHADO, D.C. Escolaridade das crianças no Brasil: três ensaios sobre a defasagem idade-série. 2005. 142 f. Tese (Doutorado em economia) – Departamento de Economia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
MIGUEL, Edward; KREMER, Michael. Worms: Identifying impacts on education and health the presence of treatment externalities. Econometrica, V 72, n. 1, p. 159-217, 2004.
RAPOSO, Isabel Pessoa de Arruda; GONÇALVES, Michela Barreto Camboim. A saúde dos amigos de sala de aula interfere no desempenho escolar do aluno?. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 48, n. 2, p. 311-337, 2018.
ROLAND, Daniel de Araújo. O efeito da saúde sobre o desempenho escolar. 2011. 68 p. Dissertação (Mestrado em economia) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011.
WISNIEWSKI, Suzanne L.W. Child nutrition, health problems, and school achievement in Sri Lanka. World Development, v. 38, n.3, p. 315-332, 2010.
ZALBA, Julieta; DURÁN, Lucas G.; CARLETTI, Diego R.; ZAVALA, P; GOTTAU, Patxi Z.; SERRALUNGA, MARIA G.; JOUGLARD, Ezequiel F.; ESANDI, Maria E.. Student's perception of school bullying and its impact on academic performance: a longitudinal look. Archivos argentinos de pediatria, v. 116, n. 2, p. 216-226, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.